Tay Bunheirão revela processo para compor exposição "Aviso aos navegantes", com cartaz no CCPCM

Remetendo ao mar, seus mitos e seus símbolos, o artista Tay Bunheirão promove, na noite de 18 de outubro de 2016, no Centro Cultural Paschoal Magno, o evento 'Encontro com o Artista'. O objetivo da atividade cultural é mostrar, através de slides e vídeos, o processo de composição da exposição "Aviso aos navegantes", que está no mesmo centro cultural e reúne obras que mostram os 30 anos de carreira do artista e dos seus anos vividos na Europa.

"No andar de baixo, na Galeria Quirino Campofiorito, estão três balanças, esculturas suspensas, inspiradas nos mercados de peixe de Veneza, que me surpreenderam muito. Além de uma peça central, um tridente de Netuno", explica o artista.

Tay Bunheirão utilizou materiais simples, como ferro e madeira, para construir os objetos. As peças foram elaboradas especialmente para esta exposição. A influência do mar, extremamente forte durante a vida do artista, é claramente revelada em suas obras. Aviso aos navegantes lembra que os perigos da vida e do mar são semelhantes.

"Antes de existir GPS e outras tecnologias de localização marítima, o programa Voz do Brasil informava onde estavam as boias de aviso e se estavam acesas ou desligadas, o que alertava sobre a existência de perigo ou não em determinada região. Esta exposição é justamente para dar a ideia de perda de direção em situações de emergência", conta o artista.

Além destas obras inéditas, Tay expõe no centro cultural obras que relembram os trinta anos de sua carreira, como "O arco", escultura baseada em um poema do Marquês de Sade, e "Fósseis urbanos", imitando carcaças de animais.


Serviço


Exposição: Aviso aos navegantes, de Tay Bunheirão
Abertura: 18 de outubro de 2016, às 19h.
Visitação: Até 5 de novembro
Entrada Gratuita
Data e Hora: Segunda-feira, das 13 às 17h; terça a sexta-feira, das 10 às 17h; sábados. domingos e feriados, das 10 às 15h.

Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno
End: Rua Lopes Trovão, s/nº, Icaraí
Tel.: 2610-5748


Tags:






Publicado em 18/09/2023

Mostra "Inventário das Desutilidades" entra em cartaz no CCPCM De 06 de abril a 05 de maio
Apresentação da Chamada Pública do CCPCM ENCERRADA
Mostra movimenta o Paschoal De 18 e 23 de agosto de 1998
Niterói de Ontem e de Hoje em mostra fotográfica no CCPCM Leia mais ...
Telas de Milton Eulálio, em exposição no CCPCM Leia mais ...
CCPCM abre exposição coletiva 'Gravadores e Escultores' Leia mais ...
Thereza Brunet expõe geometria e esoterismo no CCPCM Leia mais ...
No Paschoal, as flores que inspiram Tay Bunheirão Leia mais ...
Encontro com Tay no Paschoal desmistifica criação Leia mais ...