Em 2004, a Prefeitura de Niterói, por meio da Niterói Livros, lançou o livro "Ilha da Boa Viagem, paisagem-monumento da baía de Guanabara", de Regina Célia da Silva Costa, que aborda esse importante patrimônio histórico-cultural de Niterói, a partir de diversos aspectos: históricos, artísticos, literários e arquitetônicos, possuindo a rara qualidade de tratar do tema de forma séria e competente e ao mesmo tempo acessível a todo cidadão.


Clique para ampliar
Apresentação

"... a leitura aliciante de Ilha da Boa Viagem, paisagem-monumento da baía de Guanabara, de Regina Célia da Silva Costa, proporciona uma boa viagem de resgate da memória cultural do nosso país."

Paulo Roberto Pereira





Editorial

É como muita alegria que lançamos, no mês de aniversário de nossa cidade, Ilha da Boa Viagem: paisagem-monumento da Baía de Guanabara, da professora Regina Célia da Silva Costa.

O livro aborda esse importante patrimônio histórico-cultural de Niterói, a partir de diversos aspectos: históricos, artísticos, literários e arquitetônicos, possuindo a rara qualidade de tratar do tema de forma séria e competente e ao mesmo tempo acessível a todo cidadão, em especial ao jovem estudante, satisfazendo assim os objetivos da Niterói Livros. Temos certeza que com o tratamento gráfico dado ao texto, essa publicação será valiosa para o ensino de aspecto importante de nossa história.

Clique para ampliar
O conjunto arquitetônico formado pela igreja e bateria ou Fortim da Boa viagem construídos, respectivamente, em 1650 e 1695, serviu, por muitos anos, de posto de observação de extrema relevância para a navegação e defesa da baía de Guanabara, além de espaço de devoção religiosa e busca de proteção para os navegantes que se aventuravam nas perigosas viagens marítimas.

Sua localização privilegiada com exuberante vista, atraiu grande número de artistas e serviu de tema a relatos de viagens entre os séculos XVIII e XIX. O fascínio que a ilha desperta encantou os pintores da missão francesa e do grupo Grimm, entre outros que a retrataram de diversos ângulos. Algumas dessas telas estão reproduzidas neste livro, além de mapas, plantas e fotografias.

Uma bela homenagem à cidade em seus 431 anos. Parabéns, Niterói!

Marcos Gomes
Secretário Municipal de Cultura



Ficha Técnica

Obra
Ilha da Boa Viagem, paisagem-monumento da baía de Guanabara

Autor
Regina Célia da Silva Costa

Editoria
Margareth da Luz

Capa e Diagramação
Marina Hochman

Ano de Edição
2004

Número de páginas
p.98


Ficha Institucional

Godofredo Pinto
Prefeito de Niterói

Marcos Gomes
Secretário de Cultura

André Felipe Gagliano Alves
Subsecretário de Cultura

Marilda Ormy
Presidente da Fundação de Arte de Niterói

Maria Inês Azevedo de Oliveira
Superintendente da Fundação de Arte de Niterói

Margareth da Luz
Coordenadora da Niterói Livros


Tags:






Publicado em 0000-00-00

O Bonde de Niterói
História de um Pintor - contada por ele mesmo
São Domingos: berço histórico de Niterói
Adelino Magalhães
...E não conseguiram me fazer triste!
"Eles nasceram em Niterói" e "Topônimos tupis de Niterói"
Capítulos da Memória Niteroiense
Às margens plácidas do Rio Calimbá
Café Paris - Os precursores