Clique para ampliar
Em 2004, a Prefeitura de Niterói publicou, por meio de sua editora institucional, Niterói Livros, a obra "Adelino Magalhães seguido do resumo histórico das entidades literárias de Niterói de cunho acadêmico", organizada por Graça Porto.

O livro é uma minuciosa pesquisa realizada por Xavier Placer sobre a vida e a obra do eminente escritor niteroiense. Completa-se o livro com um perfil: da Academia Fluminense de Letras, do Cenáculo Fluminense de História e Letras, da Academia Niteroiense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Niterói.

A obra é de fundamental importância pára todos aqueles que se interessam pelo estudo do ilustre niteroiense, precursor do Modernismo Brasileiro, e pelas quatro mais importantes entidades literárias de Niterói: Academia Fluminense de Letras, Cenáculo Fluminense de História e Letras, Academia Niteroiense de Letras e Instituto histórico e Geográfico de Niterói.

Este Modesto e precioso livro "Adelino Magalhães seguido do resumo histórico das entidades literárias de Niterói de cunho acadêmico" deve-se ao esforço conjugado dos admiradores do nosso escritor, pioneiro do modernismo no Brasil, precursor da famosa semana de arte moderna na Paulicéia, em 1922.

Nossa Niterói não poderia deixar no esquecimento a magnífica obra literária pré-modernismo de Adelino Magalhães que, merecidamente, acaba de ser editada pela Niterói livros, em justa homenagem a tão brilhante figura das nossas letras, sofrendo a erosão do esquecimento. Já consagrada por ter sido pioneira de movimentos notáveis como foram o teatro de Anchieta, em São Lourenço dos índios, e a fundação do partido Comunista, no Largo do Cabaceiro, em São Domingos , e até mesmo o futebol no Rio Cricket Atlético Clube, em Icaraí, Niterói não poderia protelar, por mais tempo, tamanha dívida.

Em boa hora, a Niterói Livros, editora de tantas obras magnificas, pôde lançar mão desta jovem e eficiente graça Porto, para "Formatar ", como se diz no mundo dos computadores, a obra hoje posta a lume. Merece elogios a perspicácia de graça porto , por descobrir logo o "Mapa da mina" – O brilhante escritor e poeta Xavier Placer, o maior conhecedor da vida e da obra do nosso Adelino Magalhães, nascido em Niterói, no bairro do Gragoatá.

Luis Antônio Pimentel

Prefácio

Antônio Parreiras. Clique para ampliar
As exposições passam, os catálogos ficam. Cumprimentos ao apoio da Secretaria Municipal de cultura de Niterói e ao motivador, o mercador de livros Carlos Mônaco, por este Adelino Magalhães seguido do resumo histórico das entidades literárias de Niterói de cunho acadêmico.

E a Graça Porto, pesquisadora, pela montagem do meu texto, mais a tarefa de organização oficial da Feira em homenagem ao escritor fluminense e ás quatro instituições culturais, evento a realizar-se entre 01 a 17/09 na Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) e de 20 a 30/09 no terminal Rodoviário João Goulart onde serão lançadas obras de escritores (as) nascidos (as) na cidade.

Grato verificar como no novo século e milênio não foi esquecido o escritor conterrâneo. Aliás, no centenário de nascimento (1987), iniciativa de Luiz Magalhães, o então prefeito Waldenir de Bragança promoveu-lhe sessão de homenagem. Idem, a Academia Fluminense de Letras. Nem são deixadas na sombra instituições de relevo.

Não é preciso acrescentar mais detalhes sobre aquele e estas . Os dados apresentados, embora sumários, falam bastante. Também as anotações de ambos – referencias bibliográficas – remetem os interessados às respectivas fontes desta publicação bem estruturada.

Cabem sim duas palavras sobre o Impressionismo e a ficção adelínica. Todos sabem, trata-se dessa maneira de fixar o real na arte a partir das impressões, concretas e imediatas, com pouca interferência do intelecto raciocinador. Começou na Europa, meados do século XIX, na pintura, e logo passou às letras, triunfando na modernidade lá e aqui.


Sede da Academia Niteroiense de Letras, bico de pena de Miguel Couto. Clique para ampliar.



Ficha Técnica

Obra
Adelino Magalhães: seguido do resumo histórico das entidades literárias de Niterói de cunho acadêmico

Organizadora
Graça Porto

Ano de Edição
2004

Número de páginas
ap.72

Tamanho das páginas
15,8cm x 21cm

Editoria – Margareth da Luz e Maria Auxiliadora Silveira
Projeto gráfico - Maíra Carneiro
Capa - Renata Fernandes


Ficha Institucional

Prefeito
Godofredo Pinto

Marcos Gomes
Secretário de cultura

André Felipe Gagliano Alves
Subsecretário de cultura

Maria Inês Azevedo de Oliveira
Superintendente da Fundação de Arte de Niterói

Margareth da Luz
Coordenadora da Niterói Livros


Tags:






Publicado em 0000-00-00

O Bonde de Niterói
História de um Pintor - contada por ele mesmo
São Domingos: berço histórico de Niterói
Adelino Magalhães
...E não conseguiram me fazer triste!
"Eles nasceram em Niterói" e "Topônimos tupis de Niterói"
Capítulos da Memória Niteroiense
Às margens plácidas do Rio Calimbá
Café Paris - Os precursores