Em 1999, a editora institucional Niterói Livros publicou a obra "História de um Pintor - contada por ele mesmo", um dos mais importantes depoimentos escritos por um artista brasileiro. Com a mesma exuberância estética com que produzia suas telas, Antônio Parreiras escreveu cada capítulo deste livro, pintando com palavras o tempo que viveu.

Clique para ampliar
O texto narra em tom apaixonado, quase confessional, a trajetória do maior pintor de paisagem da História da Arte Brasileira. Mais que um relato autobiográfico, História de um pintor é o registro de uma época, sob o ponto de vista de um sensível e arguto observador que não poupou críticas a seus contemporâneos, esbanjando comentários sobre a realidade que o cercava.

Publicado originalmente em 1926, no auge da maturidade artística e da popularidade de Antônio Parreiras (1860-1937), "História de um pintor" foi relançado em 1943, mas a edição se esgotou logo. "A biografia de Parreira era muito disputada. O livro estava esgotado há décadas e já era considerado uma raridade, conta Margareth da Luz, editora da Niterói Livros.

Para o lançamento desta nova edição, houve a necessidade de estudos complementares, para o texto reproduzido fosse o mais fiel possível ao autor. "Nos originais da segunda edição, foram encontradas correções feitas por outras pessoas. Por isso resolvemos comparar os textos das duas edições para que este terceiro lançamento ficasse o mais próximo do que Antônio Parreiras queria passar", explica Margareth.

Maximiano de Carvalho, professor titular da cadeira de Filologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), foi o responsável pelo trabalho. "Realizamos uma análise minuciosa de dados históricos e bibliográficos, que nos permitisse situar o livro em exame no contexto em que foi elaborado", esclarece.

Veio em boa hora esta reedição da Niterói livros, aprimorada pelo rigor técnico do professor Maximiano de Carvalho e Silva. Há décadas esgotado, o livro tornou-se objeto de colecionadores, disputado em leilões de arte. A prefeitura de Niterói, cumpre sua missão cultural com a cidade, publicando a palavra de um artista que deixou para a humanidade uma preciosa herança cultural e o exemplo de que "trabalhar é viver".


Apresentação

    A prefeitura de Niterói, ao publicar História de um pintor contada por ele mesmo, pelo projeto Niterói livros, reafirma seu compromisso com a identidade cultural de nossa cidade, contribuindo, ainda, para o enriquecimento da bibliografia de estudos Brasileiros.

    Antônio Parreiras. Clique para ampliar
    Este livro é um dos raros textos escritos por artistas brasileiro, depoimento talvez carregado nas tintas mas que, sem dúvida, traça um painel emotivo e sincero sobre sua vida e seu tempo, discorrendo acerca dos princípios estéticos e éticos que nortearam sua carreira, sendo, assim, obra fundamental para aqueles que desejam entender a lógica do desenvolvimento da arte brasileira e compreender a verdadeira saga de Antônio Parreiras na criação de sua grandiosa obra artística.

    Não poderíamos deixar de agradecer aos descendentes diretos de Antônio Parreiras na criação de sua grandiosa obra artística.

    Não poderíamos deixar de agradecer aos descendentes diretos de Antônio Parreiras, em especial às duas netas, Sr° Dea Moraes e Sr° Tanija Parreiras Gomes, e às suas bisnetas, Sr° Gisah Martins Guimarães, Sr° Leilá Scorzelli e Sr°Celi Moraes Leão, pelo estímulo e entusiasmo com que receberam e apoiaram a ideia desta nova edição.

    Fica este livro dedicado às gerações futuras, revelando a vida de um grande pintor que se caracterizou pela força de trabalho e perseverança na busca de sua verdadeira vocação.

    Niterói, janeiro de 1999.
    Jorge Roberto Silveira
    Prefeito de Niterói


Antônio Parreiras

Pinta-me a curva destes céus...Agora,
Erecta, ao fundo, a cordilheira apruma:
Pinta nuvens de fogo de uma em uma,
E alto, entre as nuvens, o raiar da aurora.

Solta, ondulando, os véus de espessa bruma,
E o vale pinta, e, pelo vale em fora,
A correnteza túrbida e sonora
Do Paraíba em torvelins de espuma.

Pinta, mas vê de que maneira pintas...
Antes busques as cores da tristeza,
Poupando o escrínio das alegres tintas:
- Tristeza singular, estranha mágoa
De que vejo coberta a natureza,
Porque a vejo com os olhos rasos d’água...

Olavo Bilac





Ficha Técnica

Obra
História de um Pintor contada por ele mesmo

Autores
Antônio Parreiras

Orientador
Maximiano de Carvalho e Silva

Colaborador
Maria Teresa Kopschitz de Barros

Colaboração especial (na revisão e na digitação de textos)
Vera Maria Galvão do Rio Apa
Lília Cerqueira Leite

Colaboração especial (na revisão e na digitação de textos)
Ângela Cristina Montalvão Portocarrero
Cláudia Pereira da Cruz Franco
Adelino Capella Pinheiro

Prefácio de Israel Pedrosa
Cronologia da vida e obra de Antônio Parreiras, notas e índice:
Maria Auxiliadora Silveira
Vera Maria de Mattos Sanchez
Fátima Henriques
Nice Mendonça

Ano de Edição: 1999
Número de páginas: ap.368
Tamanho das páginas: 16cm x 23cm

Editoria – Margareth da Luz
Capa – Pintura - P.Sodré
Projeto gráfico - Dupla Design – Ney Valle / Claudia Gamboa
Editoração eletrônica: Julio Cesar N. Costa
Pesquisa básica, organização do plano geral, preparação do texto crítico e dos originais e acompanhamento do trabalho editoria - Maximiano de Carvalho e Silva e Maria Teresa Kopschitz de Barros
Organização do plano geral e preparação do texto crítico sob orientação e direção - Maximiano de Carvalho e Silva Com colaboração de Maria Teresa Kopschitz de Barros

Ficha Institucional

Jorge Roberto Silveira
Prefeito de Niterói

Marcos Gomes
Secretário de cultura

Claudio Valério Teixeira
Presidente da Fundação de Arte de Niterói

Ivan Macedo Viana
Superintendente da Fundação de Arte de Niterói

Margareth da Luz
Coordenadora da Niterói Livros








Publicado em 0000-00-00

O Bonde de Niterói
História de um Pintor - contada por ele mesmo
São Domingos: berço histórico de Niterói
Adelino Magalhães
...E não conseguiram me fazer triste!
"Eles nasceram em Niterói" e "Topônimos tupis de Niterói"
Capítulos da Memória Niteroiense
Às margens plácidas do Rio Calimbá
Café Paris - Os precursores