Criado em 1997 e sediado em Niterói, o grupo vocal Boca Que Usa tem como proposta estudar e divulgar a música coral por meio de um trabalho inovador no que se refere à concepção musical, direção artística e dinâmica de ensaios. Seu nome é um jogo de palavras com a expressão italiana bocca chiusa (boca fechada), a partir da qual criaram um significado, em português, oposto ao italiano.

O grupo com histórico de trabalhos destacados em importantes grupos musicais do Rio de Janeiro, inclusive na área de regência coral, busca valorizar a criação musical coletiva, possibilitando mais de um responsável pela preparação e direção musical das peças do repertório. Nesse sentido, segue a tendência consagrada e atual dos principais coros madrigais internacionais, apresentando-se sem uma regência direta. A técnica vocal fica a cargo da cantora e maestrina Lina Santoro.

Com uma proposta musical ampla e diversificada e um repertório que abrange desde a música antiga até a contemporânea, de caráter religioso, secular, folclórico e popular, prioriza obras corais pouco executadas dentro do meio musical brasileiro. Desde sua fundação, como coro independente, tem realizado intensa atividade de pesquisa musical e se apresentado, com sucesso, nas principais salas de concerto e espaços culturais do Rio de Janeiro e Niterói, além de participações em festivais e concursos nacionais e internacionais.

Em junho de 2006, consagrou-se como o coro que obteve o maior número de prêmios simultâneos (medalha de ouro nas categorias: Melhor Grupo Vocal, Melhor Regência e Prêmio Júri Popular) e a pontuação mais alta até então na história do Concurso de Interpretación Coral de Música Folclórica y Popular Sudamericana (La Plata/Argentina), organizado pela respeitada Associación Argentina para La Música Coral e considerado um dos mais importantes da América Latina.

Participou também do Concurso Internacional de Coros de Tolosa/Espanha, em 2007 que faz parte do Grand Prix Europeu de grupos corais, integrado pelos seis mais tradicionais concursos corais do mundo, e conta com prêmios na categoria Coro de Câmara pelo Certamen Internacional de Coros em Trelew/Argentina (2003 e 2009), com importante reconhecimento da crítica especializada e do público.





O grupo ganhou ainda duas medalhas de ouro no importante Concurso de Calella "Canta al Mar 2014", realizado em Barcelona, Espanha, com a organização da Interkultur. Este é um dos concursos corais mais importantes da Europa, no momento. O Boca Que usa saiu com medalhas nas duas categorias que disputou: categoria Música Erudita nível 1 (o de nível mais alto) e Música sacra (a categoria mais disputada). Obteve a maior pontuação na categoria de música sacra, sagrando-se campeão - uma importante vitória do canto coral Brasileiro e latino-americano!

Com base na elevada pontuação obtida neste concurso, garantiu o direito de participar de qualquer evento promovido pela Interkultur até 2019. O grupo participou ainda do Grand Prix of Nations, realizado em julho de 2017 em Riga, na Letônia, no qual conquistou medalha de prata em duas modalidades, e do 13° ‘In...Canto Sul Garda International Choir Festival & Competition’ na cidade de Riva del Garda, na Itália, que lhe rendeu duas medalhas de ouro e um troféu de maior pontuação na categoria.








Publicado em 03/11/2022

Orígenes
Rafael Vicente
Antonio Parreiras (1860-1937) Leia mais ...
Emanuel Monjardim
Thereza Brunet
Pinto Bandeira (1863-1896) Leia mais ...
Cândida Boechat
Ítalo Campofiorito (1933-2020) Leia mais ...
Anna Letycia Quadros (1929-2018) Leia mais ...