Cartunista, artista plástico e arte-educador em Cultura Popular Brasileira, Orígenes Costa Júnior nasceu em Niterói a 08 de março de 1949. Estudou desenho e pintura na Escola Fluminense de Belas Artes, em 1966. Foi discípulo de José Costa Filho, Jair Picado e Aldenir Costa Marins, no período de 1964 a 1966. Recebeu prêmios no V e no VIII Salão Oficial de Belas Artes de Matão - SP, 1980 e 1983, respectivamente, e IV Mostra de Artes Plásticas, Dumont, também em São Paulo, 1984.

Ministrou cursos de Desenho de Humor e Teatro de Bonecos na Universidade Estácio de Sá e SESC - Copacabana. Realizou exposições individuais na Galeria da Caixa Econômica Federal - Maringá, e na Galeria SESC - Maringá, ambas no Paraná, 1992, e no Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, 1997. Entre as exposições coletivas das quais participou destacam-se: Salão Internacional do Humor - Piracicaba, 1977, e I Mostra de Artes de Barretos, 1978, ambas em São Paulo; Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, 1994; II Bienal Internacional de Quadrinhos - RJ, 1994; e Museu do Ingá - Niterói, 1997.

Contatos:
Niterói - (21) 8031.2032
Ribeirão Preto - (16) 8186.3340
Em 2002, expôs na 1ª Mostra de Humor Gráfico, no Centro Cultural da Justiça Federal - RJ, e na "Niterói Arte Hoje", no MAC de Niterói. Possui obras no acervo do Museu Nacional de Belas Artes - RJ.

Os desenhos de Orígenes não contêm título ou legenda, pois a mensagem está toda na obra para quem tiver interesse em enxergá-la. Em seu trabalho 'O Al-khimixta, Orígenes utilizou uma linha de humorismo gráfico com sensibilidade onde encontramos constantemente o arquétipo feminino, sem aquela ferocidade tão marcante entre os cartunistas.



Segundo Cavalcante (20/02/97), "O humor de Orígenes chega até nós com uma delicadeza rara, um traço inconfundível. A crítica, ainda que por vezes ácida, vem sempre acompanhada por uma dose dupla de originalidade e até porque não dizer? de candura. O olhar de Orígenes repousa sobre o patético da condição humana, do limite ao qual somos incondicionalmente expostos no amor, na guerra, na generosidade, na batava, no egoísmo. Tudo isso retratava com leveza, com um quê de inocência quase infantil. Sem, no entanto, ressalvar para a complacência com o ser humano ou para banalidade, tentação de muitos. Orígenes revela ainda em seu AL-Khimixta um trabalho consistente na escolha de cores e na forma como conta cada flagrante, cada sonho. Enfim, o autor nos apresenta, com seu trabalho, uma gravata surpresa pela sua dedicação, seu espirito crítico, pela natureza de seu desenho. Que venham os outros".

O Al-khimixta de Orígenes (1º Festival de Humor Gráfico)

A mostra 'O Al-khimixta de Orígenes" apresenta trabalhos do cartunista niteroiense Orígenes da Costa Júnior, com seu principal personagem "O Al-khimixta". São cartuns de tendência filosófica que dispensam legendas e, por isso, constituem um humor de linguagem universal.

O sentido de sua obra nos remete à esperança, à harmonia, à leitura sublime e à crítica contundente, através da qual o autor questiona determinadas idiossincrasias humanas, mostrando como superá-las. Assim é o direito de sonhar, assim é a melancólica imagem da morte do astronauta suicida pintada por Orígenes numa atmosfera de total solidão. O suicídio do astronauta é o fim do sonho, ou antes, o manifesto indignado como única solução possível para quem ousou sonhar. E na imprudência do suicídio, a tentativa de expansão libertária.

Nesse sentido, o humor gráfico apresentado nessa série está embebido de um ponto de vista original, de uma moral humanista. Originalidade que encontra respaldo no próprio ideário artístico do cartunista e pode ser vista em outros trabalhos, como a série de charges sobre a Guerra do Golfo, presentes na exposição.

Tags:






Publicado em 01/01/2013

Orígenes
Rafael Vicente
Antonio Parreiras (1860-1937) Leia mais ...
Emanuel Monjardim
Thereza Brunet
Pinto Bandeira (1863-1896) Leia mais ...
Cândida Boechat
Ítalo Campofiorito (1933-2020) Leia mais ...
Anna Letycia Quadros (1929-2018) Leia mais ...