O NEPAC - Núcleo de Ensino e Pesquisa de Artes Cênicas convida a população de Niterói para sua programação integrada de espetáculos teatrais no Solar do Jambeiro, que se estenderá até 20 de agosto.

A programação traz o espetáculo itinerante Encontro de Machado de Assis e Arthur Azevedo, toda terça-feira; e o espetáculo Ernesto de Tal (conto de Machado de Assis que integra o Projeto Te Conto em Cena), sempre às sextas-feiras. As apresentações serão sempre às 20h e, nesta temporada, terão ingresso gratuito, graças ao patrocínio da Secretaria Municipal de Culturas e da Fundação de Arte de Niterói.


Fotos de Léo Zulluh


De Leonardo Simões, Encontro de Machado de Assis e Arthur Azevedo é um espetáculo teatral que integra Literatura, Música e História - propondo uma viagem à virada do século XIX para o século XX, a chamada belle-epóque, com suas intensas transformações sociais e urbanas, a afirmação da República, os costumes e o pensamento da época. A peça expõe um retrato ligeiro da sociedade dessa época, através do olhar crítico dos dois autores, presente nas obras aqui apresentadas; especialmente nas cenas curtas que Arthur Azevedo publicou, entre 1904 e 1908, em sua coluna "Teatro a vapor". Com base nas diversas coincidências em suas biografias, apesar de temperamentos e estilos bastantes distintos, reunimos Machado e Arthur como "mestres de cerimônia" desse espetáculo.

O projeto Te Conto em Cena é uma adaptação teatral feita em cima dos contos de Machado: 'A cartomante'; 'Missa do galo'; 'O espelho'; 'Ernesto de Tal'; 'A causa secreta' e 'O enfermeiro'. O objetivo é levar ao público a obra deste grande escritor de forma descontraída. O cenário terá apenas 3 cadeiras, valorizando, assim, o ator e a palavra. Como continuação da pesquisa de Leonardo Simões sobre a transposição da obra literária machadiana para o palco, esses contos integram um repertório composto pelo mesmo elenco, com os mesmos recursos cênicos e uma linguagem que apresenta nuances que variam entre o épico e o dramático. “Nossa intenção nunca foi produzir um grande espetáculo, com grandes cenários e iluminação de primeiro mundo. Aqui, o objetivo é levar ao público a obra de um dos maiores escritores brasileiros de forma simples. Queremos contar histórias”, sintetiza Leonardo Simões.

Nos meses seguintes, serão apresentados outros contos do Projeto Te Conto em Cena: A cartomante, Missa do Galo e O espelho (em junho); e A causa secreta e O Enfermeiro (em julho e agosto). Já o Encontro de Machado de Assis e Arthur Azevedo continuará em cartaz todas as terças-feiras, até dia 20 de agosto.

Projeto Te Conto em Cena


SERVIÇO

Encontro de Machado de Assis e Arthur Azevedo
toda terça-feira, de 7 de maio a 20 de agosto, às 20h

Te Conto em Cena,
toda sexta-feira, de 10 de maio a 26 de julho, às 20h
  • 10, 17, 24, 31 de maio - Ernesto de Tal
  • 14, 21 e 28 de junho - A Cartomante; Missa do Galo e O Espelho
  • 12, 18, 26 de julho e 9 de agosto - A Causa Secreta e O Enfermeiro

Solar do Jambeiro, Rua Presidente Domiciano, 195, São Domingos

A lotação desses espetáculos é restrita a 60 espectadores (às terças) e 80 espectadores (às sextas). As senhas serão liberadas meia hora antes de cada apresentação. Até 50% da lotação poderá ser reservada antecipadamente. Os interessados devem solicitar as reservas exclusivamente pelo e-mail do NEPAC (contato.nepac@gmail.com). Grupos fechados serão limitados a 10 pessoas por sessão. As reservas não retiradas até 19h50 serão liberadas.

Tags:






Publicado em 22/04/2013

Solar do Jambeiro: Histórico Leia mais ...