Intalações

O uso residencial do solar dotava-o de instalações domésticas simples e rudimentares, considerando, sobretudo, que o prédio sofreu sucessivas adaptações pouco criteriosas ao longo dos anos. Os sistemas elétrico, hidráulico e sanitário existentes não mais cumpriam satisfatoriamente suas funções. Com a implantação do projeto de restauração, as antigas instalações foram integralmente desprezadas e, para o desempenho adequado das novas atividades, os prédios receberam equipamentos modernos e atualizados. Iluminação

A iluminação mereceu um projeto especial, concebido com o propósito de valorizar as características estéticas mais relevantes da arquitetura e dotar as salas do prédio principal de sistema de iluminação museológica. Nos jardins, o objetivo foi destacar os caminhos, a vegetação e, sobretudo, as amplas copas das árvores de grande porte. Optou-se por uma iluminação externa de tonalidade fria (moon-light), que estabelece interessante contraste com o interior da casa, de tonalidade quente.

Rede de Prevenção e Combate a Incêndio

Para a rede de prevenção e combate a incêndio, existem extintores de incêncio apropriados.

Sistema de Segurança

O sistema de segurança do conjunto arquitetônico é constituído de câmeras de vídeo, localizadas em pontos estratégicos internos e externos, controladas através de uma central de monitoramento.

Sistema Elétrico

A nova demanda de carga elétrica, proveniente dos sistemas de iluminação e elevador, determinou a necessidade de uma subestação elétrica. Esses equipamentos foram instalados no pavimento térreo do anexo administrativo, juntamente com um grupo gerador que abastece parte da rede de iluminação e serviços de emergência.

Sistema de Telefonia e Lógica

Foi instalado um sistema de telefonia que atende a todas as salas do solar e anexos, com distribuição em ramais, através de uma central de PABX. Para a transmissão de dados, foi criado um dispositivo ligando todos os cômodos a um painel versátil (patch panel), que permite a operação de diversas funções, tais como áudio, vídeo e dados ­ - internos e externos -, através de uma única rede.

Sistema de Irrigação

Os jardins foram dotados de um sistema automatizado de irrigação, com aspersores subterrâneos ocultos que não interferem no paisagismo e encontram-se protegidos contra impactos e vandalismo. O sistema é controlado por um medidor que ativa a irrigação dos diversos setores, de acordo com a programação previamente estabelecida. Este plano é suspenso automaticamente por um sensor de chuvas que evita a irrigação excessiva.

Elevador

No âmbito do programa de acessibilidade a idosos e deficientes físicos, foi instalado um elevador hidráulico no interior do palacete, em substituição a uma antiga escada de serviço. A caixa de corrida do elevador foi construída em concreto armado, com estrutura independente das alvenarias portantes da edificação. Juntamente a este espaço, foi edificada uma área específica (shaft) para abrigar a passagem das instalações até o telhado, a partir da qual foram distribuídas as prumadas de descida. Este sistema vertical minimizou a necessidade de recortes nas alvenarias, estruturadas por esteios de madeira a cada metro.

Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas

Para proteger as edificações que constituem o conjunto arquitetônico do Solar do Jambeiro contra cargas atmosféricas, a chácara foi dotada de um sistema de pára-raios, composto de dois postes telescópicos: um possui 20m de altura e está localizado na parte mais elevada do terreno; o outro, medindo 6m, está instalado junto ao anexo de serviço. O prédio principal e o anexo administrativo são protegidos por um sistema tipo gaiola de Faraday, embutido nas coberturas, solução que evitou o comprometimento da estética do conjunto.

Anexo Administrativo



Esta construção foi projetada com o objetivo de abrigar as atividades de apoio ao prédio principal, tais como a zeladoria, a subestação e o grupo gerador elétrico, a área administrativa e depósitos.

Concebida em desenho simplificado, é facilmente identificada como construção contemporânea, de modo a não interferir no conjunto histórico tombado.

Esta construção encontra-se localizada em área afastada do prédio principal, onde anteriormente havia uma garagem, e foi criada com a finalidade de preservar a ocupação dos espaços do prédio histórico para atividades de caráter exclusivamente artístico e cultural.








Publicado em 10/05/2013