Esta casa foi a residência oficial da família do cidadão e político fluminense Norival Soares de Freitas, nascido em 1883 no Rio de Janeiro e falecido em Niterói no ano de 1969 e que nesta casa viveu até o fim da sua vida.

Desde jovem, Norival foi um entusiasta da história e do conhecimento. Quando ainda era acadêmico do curso de direito, recebeu uma proposta do Barão do Rio Branco (1) para ir à Lisboa resgatar a história perdida do Rio de Janeiro. Em suas pesquisas conseguiu encontrar o local exato de fundação da cidade, tal fato lhe proporcionou uma cadeira no notável Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.

Também chamado de Solar Notre Rêve esta casa apresenta-se em estilo Eclético Romântico (2) com grandes influências do Art Noveau (3). Sendo um remanescente da arquitetura residencial do início do século XX em ferro e ornamentos em massa, representativos da antiga capital fluminense.

A imponência construtiva do Casarão é suavizada pela delicadeza dos seus ornamentos, plenos de curvas e guirlandas que se expandem pelas paredes e sacadas. Suas paredes foram decoradas com pinturas pochoir (4) e escaiola (5), revestimentos importados, caixilharias de vidros coloridos e ladrilhos hidráulicos decorados com diversas estampas nos pisos. Os elementos em ferro fundido são de grande destaque nas fachadas, integrando desde a escada externa de acesso ao pavimento superior, balaústres, pilares e mãos francesas.

Este sobrado eclético possui dois pavimentos que são suavizados por guirlandas decorativas florais e um delicado avarandado em ferro fundido.

Originalmente no pavimento térreo foram destinados a espaços sociais da casa, como o gabinete do Norival e uma ampla sala de jantar. No mesmo pavimento havia um acesso para o anexo contiguo, que abrigava os espaços de serviço, e nos fundos do lote, um anexo que servia como garagem.

O pavimento superior podia ser acessado diretamente pela escada externa ou pela escada interna da copa. Este pavimento foi destinado a espaços mais intimistas e nele continham os quartos da família, sala de visitas e um quarto de banho.

As linhas da varanda do Casarão contém de forma individual e perceptível, um paralelismo proposital entre esquadrias da pele composta de vidro e ACM (material composto por alumínio) da fachada principal do anexo, que por sua vez é alinhado às platibandas do Casarão. Os materiais utilizados na composição da fachada frontal têm também a intenção de ser somente um plano de fundo à edificação principal. A utilização do vidro fosco evidencia a simplicidade da edificação, pois não permite a visualização do Interior.

Entre o projeto original e o construído, foram implementadas algumas modificações em elementos construtivos e principalmente nos acabamentos da fachada frontal.

Construído entre 1921 e 1926 por João Dalossi e projetada pelo francês Berrari, o Solar Notre Reve (nosso sonho) foi idealizado para abrigar Norival e sua família em todas suas necessidades. A família permaneceu no imóvel até 1979, ano em foi adquirido pela prefeitura de Niterói. Quatro anos depois, em 20 de junho de 1983, o imóvel foi tombado pelo INEPAC (6), no processo E-03/13.574/80.





Restauro

O Casarão será recuperado e terá sua identidade visual mantida e restaurada, a partir de registros históricos. As esquadrias serão recuperadas em sua maioria e a estrutura em ferro ornado da varanda externa será restaurada junto às pinturas presentes. Internamente repõe-se o piso e o forro em madeira e busca-se manter a ambiência original da construção.

A antiga garagem será restaurada com intervenções pontuais à sua aparência, com parte do piso de ladrilho hidráulico do anexo demolido, reinserido em seu interior. As bandeiras em gradil de ferro serão restauradas e seu uso convertido, criando-se um local de permanência através da inserção de um café, enquanto seus materiais serão respeitados de forma mais livre, sem a rigidez de manter-se os acabamentos e cores originais.

O novo anexo que será construído, por sua vez, pretende atender ao programa estabelecido, e ao mesmo tempo cumpre uma relação simbiótica com o Casarão. Surge então uma relação de respeito ao bem tombado, com o volume no novo anexo projetado de forma que elimine uma possível competição visual. Implantado nos fundos do lote, o anexo então, tem a pretensão de servir de guia à edificação principal.

Notas

1 - Ministro de Relações Exteriores (durante quatro mandatos), ocupante da Academia Brasileira de Letras e entusiasta do ensino de história e literatura.

2 - Eclético Romântico mistura de estilos arquitetônicos de séculos anteriores que se caracteriza principalmente pela decoração rebuscada e luxuosa se manifestando em aberturas com arcos variados e vitrais decorativos.

3 - Art Noveau abraçou uma estética baseada na natureza. Suas obras contam com elementos que imitam formas orgânicas e estilo floreado. O uso de materiais específicos, como o ferro fundido que simulava o movimento das árvores e o vidro, que dava leveza às construções, também foi bastante propagado.

4 - Pintura pochoir: técnica baseada no uso de estênceis, que são folhas com recortes correspondentes à imagem ou texto a serem reproduzidos, sobre as quais eram aplicadas as tintas.

5 - Escaiola: técnica de estuque ou revestimento para cobrir paredes ou colunas, geralmente feito de gesso, cola e pigmento imitando mármore ou outra pedra nobre.

6 - Instituto Estadual do Patrimônio Cultural.


Tags:






Publicado em 02/05/2023

INEPAC tomba dois imóveis históricos em Niterói Leia mais ...
Decreto abre caminho para Espaço Cultural na Casa Norival de Freitas Leia mais ...
Casa Norival de Freitas Leia mais ...
Incêndio destrói Casa Norival de Freitas Leia mais ...
Casa de Niterói que ia ser centro cultural é cedida à Federação de Vereadores Leia mais ...
Casa Norival de Freitas recebeu, do mestre Parreiras, 18 croquis inéditos Leia mais ...
Restauro da Casa Norival de Freitas - Solar Notre Rêve Leia mais ...
Velho casarão vai abrigar a Cultura de Niterói Leia mais ...
Restauração da Casa Norival de Freitas revela tesouros Leia mais ...