Considerada a melhor cantora de jazz do Brasil, Leny Andrade traz para o palco do Teatro Municipal de Niterói, nos dias 16 e 17 de maio de 2014, sexta e sábado às 20h, toda a trajetória de nossa tradição musical mais sofisticada. Fazendo da bossa, do samba e da MPB um território de vanguarda, Leny irá lançar o seu mais recente CD "Iluminados", no qual interpreta canções de Ivan Lins e Victor Martins, que completam este ano, 40 anos de parceria.
Desde a década de 1960, com mais de 30 discos lançados, Leny vem fazendo da bossa, do samba e da MPB um território de vanguarda pela sua impressionante e criativa capacidade de improvisação jázzística. Leny é moderna desde criancinha e quando sua voz derrama-se sobre uma obra, como a de dois outros gênios como Ivan Lins e Victor Martins, encanta e emociona os admiradores da Música Popular Brasileira.
|
Clique para ampliar. |
Stephen Holden, crítico musical do New York Times, e o músico americano Tony Bennet, descreveram Leny Andrade como "um misto de Sarah Vaughan e Ella Fitzgerald da bossa-nova".
Leny, cuja carreira começou profissionalmente quando ainda tinha 15 anos, como "crooner" da orquestra de Permínio Gonçalves, cantou nas boates Bacará (com o trio de Sergio Mendes) e Bottle's Bar. Depois de lançar alguns discos em 78 rpm, gravou seu primeiro LP solo, "A Sensação", em 1961. E desde então não parou mais.
Em 1965 alcançou grande sucesso no show "Gemini V" atuando com Pery Ribeiro e o grupo Bossa Três, na boate Porão 73. O show, embalado pelo samba-jazz, foi lançado em disco alcançando enorme sucesso de vendas. Depois de uma temporada no México, Leny e Pery repetiram a dose em 1972, com o show "Gemini cinco anos depois".
Leny enveredou pelo samba de vanguarda nos anos 70, com o disco "Alvoroço", de 1973, e em 1979 voltou ao samba-jazz com o LP "Registro". Cantando ao lado de artistas como Dick Farney, Luiz Eça, Wagner Tiso, Eumir Deodato, Francis Hime, Gilson Peranzzetta e João Donato, Leny Andrade firmou-se como a maior cantora brasileira de jazz, conhecida por sua notável capacidade de improvisação.
|
Clique para ampliar |
Nas décadas de 80 e 90 dividiu-se entre o Brasil e os Estados Unidos, onde gravou vários discos de samba-jazz, dentre os quais o clássico "Luz Neon", de 1989. Um anos antes, homenageou o sambista Cartola com o disco "Cartola 80 anos".
Lançou também CDs em parceria com instrumentistas de prestígio, como Cesar Camargo Mariano ("Nós" - 1994), Romero Lubambo ("Coisa Fina" - 1994) e Cristóvão Bastos ("Letra & Música/Tom Jobim - 1995). Gravou ainda um CD apenas com standards norte-americanos, em ritmo de bossa nova. Em 2007, em merecida homenagem, Leny Andrade dividiu um Grammy Latino com César Camargo Mariano para Melhor Álbum MPB ao Vivo.
|
Clique para ampliar |
Serviço
Leny Andrade canta Ivan Lins e Victor Martins
Data: Sexta e sábado, 16 e 17 de maio de 2014
Horário: 20h
Ingresso: R$ 60,00
Duração mínima: 80 minutos.
Classificação etária: Livre
Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de novembro, nº 35, Centro, Niterói-RJ
Tel.: (21) 2620-1624
Tags: