A Sala Carlos Couto, anexa ao Teatro Municipal de Niterói, abre as portas para mais uma apresentação do Clube do Choro de Niterói, na terça-feira, 24 de maio de 2016, às 20h. A edição de maio do Clube faz uma homenagem ao grande bandolinista Juventino Maciel, trazendo à tona o resultado de pesquisa realizada acerca da riqueza da sua obra. No dia 03 deste mês, Juventino completaria 90 anos de vida. Paulinho Bandolim, Eduardo Jones (cavaquinho), Leo Fernandes (violão de 7 cordas) e Diogo Barreto (pandeiro) convidam todos os amantes do choro e da música instrumental para mais uma noite inesquecível.

Juventino Maciel

Clique para ampliar
Nascido em 3 de maio de 1926 na cidade de Campos, RJ, o compositor e bandolinista Juventino Maciel morou boa parte de sua vida em Rio Bonito, também no Estado do Rio. Entretanto, foi na capital fluminense que o artista conviveu com grandes chorões de sua época, entre eles Pixinguinha e Jacob do Bandolim que, em 1967, gravou seu choro "Cadência" no histórico LP Vibrações, eternizando o nome de Juventino entre os clássicos do gênero. Como compositor, Juventino deixou mais de 200 choros e valsas, a maior parte ainda inédita.

Considerado um dos maiores bandolinistas brasileiros, Juventino faleceu no ano de 1993, mas sua obra continua viva. Seu filho e seu irmão (o bandolinista Ricardo Maciel e o violonista Walter Maciel) têm trabalhado no sentido de divulgar e registrar sua obra, tendo inclusive batizado as músicas que o compositor deixou sem nome. Outro projeto que buscou homenagear o artista, foi o disco de estréia do grupo Regional Carioca. Lançado em 2006, este trabalho mostrou ao público quatorze músicas do compositor. Em 1992, o músico Ronaldo do Bandolim dedicou metade de seu LP, lançado pela Niterói Discos, a Juventino.

Fundado em 28 de janeiro de 2013, o Clube do Choro de Niterói é um movimento criado com a ideia de incentivar a disseminação deste que é considerado o primeiro gênero musical urbano brasileiro. Nomes como Carlinhos Leite e Jonas do Cavaquinho representaram a cidade no cenário internacional do choro ao participarem da formação original do Conjunto Época de Ouro ao lado de Jacob do Bandolim.

O Projeto Clube do Choro torna-se um importante canal de divulgação da história da nossa música, tendo em vista o pouco espaço que a música instrumental recebe nos grandes veículos de imprensa. Os músicos se apresentarão emoldurados pela exposição "Berta Loran - 80 anos de Humor", que está em cartaz na Sala Carlos Couto.


Clique para ampliar.



Serviço

Clube do Choro de Niterói
Data: Terça-feira, 19 de asbril de 2016
Horário: 20h
Ingresso: Entrada franca
Classificação etária: Livre
Duração: 120 minutos

Sala Carlos Couto
Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de novembro, 35 – Centro, Niterói
Tel: (21) 2719-9639


Tags:






Publicado em 01/05/2016

Moça Prosa homenageia Jovelina Pérola Negra no 'Clássicos do Samba' Quarta-feira, 22 de maio
Coletivo Plural apresenta mostra "Verso e Reverso" na Sala Carlos Couto De 02 de maio a 02 de julho
Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Clube Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...
A Grande Reforma do Theatro Municipal, em 1966 Segunda-feira, 02 de maio de 1966
Theatro Municipal será reinaugurado em janeiro Leia mais ...
Salvem o Theatro Santa Thereza Leia mais ...
Ópera de Verdi é levada à cena no Theatro Santa Thereza Leia mais ...