Guilherme Schwab, músico e "cria" de Niterói, é o novo convidado do 'Resenha Musical', podcast do selo Niterói Discos. Cantor, compositor, produtor, instrumentista, Guilherme já tocou com grandes nomes da música brasileira, como Pepeu Gomes, Baby do Brasil e Leo Jaime, e, em 2015, venceu o Grammy Latino de melhor disco de Rock junto com a banda Suricato. O EP integra a segunda temporada da série.

Comandado pelo diretor do selo, Tavinho Torreão, o 'Resenha Musical' é uma conversa informal, buscando levar ao ouvinte curiosidades sobre a carreira dos artistas, daquelas que você só ouve na intimidade. "Queremos levar nosso público à sala de estar do artista, seja ele integrante do nosso cast ou não", revela Tavinho.

Nesta conversa, Schwab fala sobre sua experimentação com instrumentos acústicos, relembra quando venceu o Grammy latino de melhor disco de rock em 2015 e comenta sobre a relação única que existe entre os músicos de Niterói.

O artista

Guilherme Schwab é cantor, compositor, produtor, e multi-instrumentista. Ficou conhecido nacionalmente em 2014, quando se apresentou na TV Globo como integrante da banda Suricato. Em 2015, com o grupo, tocou no Rock in Rio, fez ainda mais sucesso com a canção "Trem" nas rádios, conquistou um Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock Brasileiro com "Sol-te" e emplacou canções em trilhas sonoras de novelas. A experiência o levou a acompanhar, como instrumentista, grandes nomes da cena musical brasileira e internacional em palcos, estúdios, programas de TV e trilhas sonoras. Schwab, ao vivo, demonstra sua capacidade de traduzir sons para o universo pop. Dono de um estilo único, ele se apresenta com instrumentos de várias partes do mundo, como o weissenborn (violão havaiano), o hang drum (percussão original da Suíça) e o Didjeridu (instrumento de sopro dos aborígenes australianos).

O podcast 'Resenha Musical' entra no ar quinzenalmente, nas quintas-feiras, às 10h, mas ficará disponível tanto na página da Rádio Niterói Discos como no canal do Youtube do podcast. Nesta segunda temporada, o Resenha Musical está sendo gravado no Master Studio 112.

Sobre a Niterói Discos

No início dos anos 1990, quando o mundo ainda engatinhava na transição do vinil para o CD, a Niterói Discos já buscava incentivar o artista niteroiense na busca por seu espaço na concorrida indústria fonográfica.

Do primeiro LP da icônica banda 'Os Lobos', gravado em 1991, passando por artistas iniciantes ou consagrados nacionalmente, a Niterói Discos, que já lançou mais de 180 trabalhos, foi se consolidando como uma referência na cidade, alavancando carreiras, conquistando repercussão nacional, participando de festivais e congressos.

Como dizia nosso saudoso Arthur Maia, "na ponte não se cobra pedágio, mas couvert artístico". Esse é o espírito que a rádio Niterói Discos pretende levar ao público com o 'Resenha Musical'.


Serviço

Resenha Musical: Podcast com Guilherme Schwab
Data: Quinta-feira, 22 de dezembro de 2022
Endereço virtual: Rádio Niterói
Discos









Publicado em 23/12/2022