Cantora, compositora e locutora de áudio-livros, Elaine Guedes foi considerada uma doutora em "Música Preta Brasileira" por Nelson Mota. A artista, que começou sua carreira estudando Música Clássica e gostando de Rock Progressivo, e que depois veio a se apaixonar por Aretha Franklin e toda a Soul Music, já dividiu o palco com grandes nomes da música brasileira. Em 1992, lançou seu primeiro CD, "Comer", pelo Selo Niterói Discos. O disco foi indicado ao Prêmio Sharp de Música daquele ano.

Elaine já trabalhou como modelo fotográfica e atriz, tendo cursado a Escola de Teatro Martins Peña. Lá, descobriu o canto e resolveu se dedicar integralmente à música, passando a ter aulas com Graziela de Salermo e Paulo Fortes. Depois, formou-se no Conservatório Brasileiro de Música. A artista já participou da Banda Vitória Régia, que acompanhava o cantor Tim Maia, foi vocalista do percussionista Repolho, e esteve em cartaz no Mama África, sob a direção de Nelson Motta. Paralelamente, a cantora fez seu próprio caminho e realizou temporada no Zeppelin Bar e no Leme Palace Hotel, além de ter se apresentado em diversos projetos no Rio e em Niterói. O estilo funk, que escolheu seguir, se explica pelo próprio ritmo de vida das pessoas atualmente. Segundo ela, "O som tem que ser alegre, dançante, mexer com as pessoas".

A cantora participou também da banda Rastaquera, gravou "Rapte-me, Camaleoa" nas coletâneas "Elas Cantam Caetano" e Global Brasiliens com Ayrto Moreira, Gilberto Gil, Bebel Gilberto. A música "Fogo", de sua autoria, esteve na minissérie "A Vida Alheia", da Rede Globo. Na mix com o DJ Malboro, "Sereia", Elaine canta lírico no funk com o Bonde da Oskley. Também tem parcerias com Chico Cesar e Moacyr Luz e lançou dois livros pela Editora Multifoco, "O Amor Nu", com prefácio de Chico César, e "Poemas em Cortes Profundos", prefaciado por Ivan Lins. Elaine já dividiu o palco com diversos artistas, como Cassiano e Jorge Ben.

Ao lançar o álbum "Comer", pela Niterói Discos, Djavan declarou sobre a cantora: "Bem diversificada em estilos, Elaine consegue se movimentar dentro deles com swing, feeling. São tais coisas que certamente a levarão longe". O disco é composto por seis faixas, entre elas "Resolução", "Palhaço" e "Chora de Amor". As canções do álbum são assinadas por Ritchie, Fausto Nilo, Arthur Maia e Altair Veloso. De um lado, o disco traz boas novidades como os hits exclusivamente de balanço rap e funk swingados. Do outro, a influência do romantismo, como a composição inédita de Ritchie, "Persona", e mais duas músicas de Altair Veloso. Até as baladas românticas do disco são voltadas para o charme.




Tags:

1

/

5

title.mp3

Artist name

Composer name



Ano: 1992
Nome do LP: Comer - Elaine


Músicas

Lado A

01. Comer (Macau, Caio Silva, Mu Chebab e Elaine Guedes)
02. Resolução (Elaine Guedes)
03. Palhaço (Arthur Maia e Elaine Guedes)

Lado B

04. Persona (Fausto Nilo, Richie e Casaverde)
05. Chora de amor (Altay Veloso e Elaine Guedes)
06. Mais Nada (Altay Veloso e Elaine Guedes)


Ficha Técnica

Produção executiva: Geraldo Brandão e Ezio Filho
Produção musical: Geraldo Brandão e Ezio Filho
Assistente de Produção: Tito Galvão
Gravação: Penynha Suzano, Beto Pimentel e Shalimar Contente
Mixagem: Penynha Suzano, Beto Pimentel, Geraldo Brandão e Ezio Filho
Assistente de Estúdio: Beth Baldi
Auxiliar de Estúdio: Luciano
Produção Gráfica: Cassiana B. Rangel
Design Gráfico (capa e encarte): Cassiana B. Rangel
Fotos: José Caldas
Roupas: Margarete Tabosa
Maquiagem: Oswaldo Ribeiro
Composição: Edições Muiraquitã
Fotolitos: Artcromia
Montagem de Fotolitos: Gerson Nunes

Gravado e Mixado no Estúdio Soudtrack
Produzido por EG Produções


Ficha Institucional

PREFEITURA MUNICIPAL DE NITERÓI
Prefeito: Jorge Roberto Silveira

FUNIARTE
Presidente: Luiz Antônio de Farias Mello

NITERÓI DISCOS
Diretor Executivo: Ivan Macedo Viana
Diretor Artístico: Chico Aguiar






Publicado em 22/07/2013