Martha Werneck apresenta coleção "Aquilo que nos escapa"

O que fica quando tudo parece efêmero? A partir desta reflexão, mobilizada durante a pandemia da Covid-19, Martha Werneck criou a exposição "Aquilo que nos escapa", com curadoria de Desirée Monjardim. A partir de pinturas intimistas, a obra revela os bastidores da quarentena da artista, mostrando questões pessoais, mas também evidenciando sentimentos comuns a todos. A abertura acontecerá na terça-feira, 05 de setembro, às 18 horas, na Sala José Cândido de Carvalho.

A coleção, produzida entre 2020 e 2021 no ateliê da Marta, resgata a sensação de fragilidade da experiência humana, ao mesmo tempo em que reforça a capacidade de renascimento que habita em cada um de nós - sobreviventes do nosso tempo. Com delicadeza, melancolia e uma pitada de esperança, a pintora enuncia a descoberta de novas formas de fazer e apreciar a arte.


Sonhos e reflexões na pintura de Martha Werneck, por Monica F. Braunschweiger Xexéo

"O artista sabe que ele é uma expressão da humanidade e que cada coisa é a expressão do universo". Ferreira Gullar*


A exposição "Aquilo que nos escapa - pinturas da quarentena", idealizada pela artista Martha Werneck e curadoria de Desirée Monjardim, na Fundação de Arte de Niterói, apresenta um recorte de sua trajetória. Desenvolvidas na intimidade de seu ateliê, em Petrópolis, no Estado do Rio de Janeiro, entre os anos de 2020 e 2021, no período da pandemia do CODIV-19, suas obras permitem uma experiência única aos visitantes, enunciando a reflexão e a descoberta por novos modos de apreciação da obra de arte.

Poética e melancólica, tensa e conflituosa, inquieta e doce, Martha Werneck, busca através de cuidadosa pesquisa e de temas pouco discutidos, realizar, a partir de seu corpo, objeto de estudo, instigantes trabalhos que pulsam e nos emocionam. O confinamento, o isolamento social e, por consequência, o fechamento de instituições culturais ao público, no período da pandemia do coronavírus, não podem ser descartados na construção de novas proposições de fruição. Todo esse movimento norteou o processo de criação de Martha nos últimos anos e alterou o seu modus operandi. A obra de Martha Werneck é vigorosa e traduz a escrita de uma artista singular.


Monica F. Braunschweiger Xexéo é Museóloga e Historiadora e Crítica da Arte.



*Gullar, Ferreira. "Sobre Arte, Avenir" - Editora ltda, 2ª edição, São Paulo, SP.





Serviço

Aquilo que nos escapa - de Martha Werneck
Abertura: Terça-feira, 05 de setembro de 2023
Visitação: Até 12 de novembro de 2023
Horário: De segunda a sexta, de 09 às 17 horas
Entrada: Gratuita
Classificação: Livre

Local: Sala José Cândido de Carvalho
Endereço: Rua Presidente Pedreira, 98, Ingá, Niterói


Tags:






Publicado em 30/08/2023

Amanda Erthal inaugura mostra "Discursos sobre a Feminilidade" Até 24 de maio de 2024