A partir de formas geométricas abstratas e fios de cobre, a exposição explora os simbolismos do casulo e da transformação

Os casulos são no imaginário coletivo um espaço de mudança e metamorfose. O casulo nos fala de transformações, de ciclos e construções que nos permitem ver nosso próprio corpo e o mundo exterior como outros espaços em constante mudança. A partir dessas premissas, a artista Christina Bastos lança a expo "Metamorfose", na Sala José Cândido de Carvalho. Com o apoio da Prefeitura de Niterói, por meio da Fundação de Arte de Niterói, a mostra será inaugurada na terça-feira, dia 20 de junho, às 17h, e ficará aberta de segunda a sexta, das 9 às 17 horas.

Sob a curadoria de Desirée Monjardim, a arte de Christina com formas geométricas abstratas e fios de cobre se transforma em "Metamorfose". A exposição é reflexo do encantamento da própria artista com a beleza e o simbolismo dos casulos. "Venho há algum tempo refletindo sobre a constituição celular de casulos. Por meio de estudos plásticos, me abro ao exercício de tecer e construir objetos cuja delicadeza do fio de cobre ou a aspereza da corda convida o olhar ao seu interior, ao que carregam e gestam dentro de si", compartilha a escultora.

Tão comuns na natureza, os casulos equilibram rigidez ao mesmo tempo em que incorporam os elementos e espaços que os acolhem. Da mesma forma, as obras de Christina são instalações e esculturas com casulos dentro de casulos, corpos, dentro de outros corpos, que sempre dependeram das premissas das transfigurações anteriores. Em seu processo artístico, a escultora tece lentas tramas manuais com cordas e fios de metais, que remetem a complexidade e a energia que envolvem essas metamorfoses. O intuito é carregar, nesse simbólico, o desejo da mudança.

"Após longo processo de construção de casulos, me vejo agora, pós pandemia, finalmente os abrindo para o mundo, numa explosão lírica, para a vida que segue. São formas geométricas abstratas, onde os fios de cobre, ora esmaltados e ora oxidados, intercalam reações diferentes do tempo sobre a natureza", conta Christina.

Christina Bastos é formada em Pintura pela Escola de Belas Artes da UFRJ e Arquitetura e Urbanismo. A artista já participou de exposições e Bienais no Brasil, Moçambique, Espanha, Argentina, Portugal e Finlândia. Pautada pela curiosidade, sempre foi dada a experimentar linguagens artísticas, como a fotografia, a pintura digital, o vídeo e muito mais.





Serviço

"Metaformose", de Christina Bastos
Visitação: 20 de junho a 20 de agosto de 2023
Horário: 9h às 17h
Entrada gratuita
Classificação: livre

Local: Sala José Cândido de Carvalho
Endereço: Rua Presidente Pedreira, 98 – Ingá – Niterói


Tags:






Publicado em 19/06/2023

Amanda Erthal inaugura mostra "Discursos sobre a Feminilidade" Até 24 de maio de 2024