Breve Infinito é nome da primeira exposição individual da fotógrafa Morena Allemand, que, catarinense de nascimento, adotou Niterói como sua cidade. O evento, que abre as comemorações dos 449 anos de Niterói, acontece na terça-feira, 08 de novembro, às 19h, na Sala José Cândido de Carvalho. A mostra fica em cartaz até 05 de fevereiro de 2023.

Nos quadros expostos na Mostra, é explícito o foco peculiar em gente, forma e mundo, e o olhar atento às paisagens marcadas por geometria e gradientes, inspiradas em grandes artistas como Alan Schaller, Elliott Erwitt e Cartier Bresson.

“Gosto do elemento da pessoa, de colocar gente nas minhas fotos. Isso dá vida, movimento e sentido ao trabalho. O preto e branco é minha paixão, e a curadoria da Desirèe foi muito diferente, trazendo pontos de vermelho e valorizando ainda mais o trabalho. Estou muito feliz com esse convite”, declara Morena Allemand.

Morena iniciou sua caminhada na fotografia no final dos anos 90, com cliques despretensiosos feitos de maneira analógica. Logo depois começou a captar cenas inusitadas do dia a dia das pessoas, assim como objetos que também fazem parte da lida diária, até que seu olhar foi ganhando outras dimensões, aventurando-se em captações aéreas de paisagens e de cenas cotidianas. Algumas décadas depois, as linhas, a arquitetura e a geografia urbana viraram uma paixão.


Texto Curadoria de Desirée Monjardim

"450 anos Niterói completará em 2023! Não é possível esquecer esta data já tão presente no meu cotidiano. Para os 449 anos que vamos comemorar dia 22 de novembro de 2022 convidei a fotógrafa Morena Allemand para sua primeira individual sob minha curadoria. Suas fotos capazes de criar vestígios de drama humano. Lanço olhares sobre seus prédios, muitos caminhos apontam sua geometria. Cartier-Bresson, sua fonte inspiradora. Desirée Monjardim Curadora, gravadora e pintora."





Morena Allemand por Morena Allemand

Minha infância em meio a móveis, arquitetura e design, aliada à faculdade de fotografia pela Univali, me conferiram um olhar peculiar de gente, forma e mundo. E o resultado figura desde galerias de artes a capas de revistas, catálogos e salas de estar.

Sou de linhas e sombras, de flare e concreto. Fotógrafa urbana, distingo um encanto peculiar em fios, postes e vielas. De trabalho forte e épico, marcado por geometria e gradientes, à la Alan Schaller, Elliott Erwitt e Cartier Bresson.

Apesar de nascida em Florianópolis, minha residência e coração pertencem a Niterói. E como prévia homenagem por seus 450 anos, a cidade receberá minha primeira exposição individual, sob curadoria de Desirée Monjardim, pela Secretaria Municipal de Cultura - Fundação de Artes de Niterói.






Serviço:

Morena Allemand inaugura 'Breve Infinito'
Data da inauguração: Terça-feira, 09 de Novembro de 2022, às 19h
Visitação: Até 05 de fevereiro de 2023, de segunda a sexta, das 08 às 17h
Entrada gratuita

Local: Sala José Cândido Carvalho
Endereço: Rua Presidente Pedreira, 98 – Ingá – Niterói








Publicado em 08/11/2022

Amanda Erthal inaugura mostra "Discursos sobre a Feminilidade" Até 24 de maio de 2024