José Áttila Valente vai lançar o livro “Cidade Afora”, no dia 23 de agosto, terça-feira, às 19h, na Sala José Cândido de Carvalho. Pela primeira vez, o local, sob curadoria de Desirée Monjardim, acolherá um lançamento literário.

O romance envolve amor, desamor, boatos, ingenuidade e até um crime. Nesta trama se misturam realidade e ficção de tal forma que o não crível pode ter verdadeiramente acontecido.

"‘Cidade Afora’ é um livro de maturidade, em que se entretecem as memórias pacatas e fantasiosas da vida interiorana, algures ou aquém do Rio de Janeiro, nos anos posteriores às duas Grandes Guerras Mundiais e ao Estado Novo brasileiro, em especial na década de 50", explica Profª Maria da Penha Campos Fernandes - Doutora em Teoria da Literatura, mestre em Literatura Portuguesa (PUC-Rio) - Universidade do Minho – Braga, Portugal.

José Áttila Valente é natural de São Fidélis e cidadão honorário niteroiense, membro da Academia Fidelense de Letras, bacharel em Direito, Administração, Contábeis e Jornalista. Este é o seu quarto livro e está ambientado na imaginária e fechada cidade de Ameópolis.

Segundo o jornalista Romildo Guerrante, “Zé Áttila, meu amigo de infância, é um memorialista. Escreve ficção com latência de realidade. Fatos vividos pululam sob a ficção, pedem para saltar e dizer com todas as letras que não são mentiras. Os personagens são críveis porque humanos, ou talvez porque observados, sem que nunca o soubessem, em suas singelezas.”

"Os dias têm corrido muito rápido, como se estivessem à frente do próprio tempo. O fato é que hoje é hoje mesmo, as horas são as mesmas, mas a gente tem a impressão de que subtraíram tempo das 24 horas e, na contrapartida, é necessário preencher essa ilusória corrida dos ponteiros. Escrever tornou-se uma significativa ocupação. Com isso, a boa é externar sentimentos, ideias e se permitir passear pelo imaginário. Assim, vieram os livros Dia Desses, de crônicas, Cidade Afora, que está sendo lançado, e dois outros: um novo romance e mais um infanto-juvenil que, mais ansiosos do que o próprio autor, aguardam a oportunidade para se encontrarem com o leitor, no tempo certo", adianta Áttila.


Serviço:

Lançamento do livro "Cidade Afora", de José Áttila
Data: Terça-feira, 23 de agosto de 2022
Horário: 19h

Local: Sala José Cândido Carvalho
Endereço: Rua Presidente Pedreira, 98 – Ingá – Niterói
Entrada gratuita








Publicado em 17/08/2022

Amanda Erthal inaugura mostra "Discursos sobre a Feminilidade" Até 24 de maio de 2024