Eeste ano de 1998 foi repleto de conquistas na área de preservação do Patrimônio Cultural de Niterói. O apelido “prefeitura velha” dado ao Palácio Araribóia vai virar apenas uma referência à antiga e primeira sede da administração municipal, na Rua da Conceição 100.

Os únicos rastros que a História deixa são os livros, os personagens e as construções. Com esta consciência, a Prefeitura de Niterói está restaurando alguns de seus mais importantes prédios, que já foram palco de lutas, festas e demonstrações de poder.

O Palácio Araribóia - inaugurado em 1910 para sediar a Prefeitura e tombado pelo patrimônio histórico municipal em 1995 - é um dos que encabeçam a lista e, desde janeiro, está passando por obras que pretendem resgatar as suas formas e pinturas originais.

O trabalho de restauração está sendo coordenado pelo artista plástico Cláudio Valério Teixeira, que também foi o responsável pelas obras do Teatro Municipal. De acordo com ele, o Palácio - que sedia a Secretaria Municipal de Fazenda desde a década de 80, quando o Centro Administrativo da Prefeitura passou para o novo prédio, na Rua Visconde de Sepetiba - teve suas dimensões praticamente duplicadas de 1943 para cá e isto dificulta o trabalho de resgate da forma original.

"Nesse período foram feitos diversos cômodos com divisórias que acabaram com prometendo o desenho do prédio", disse Valério. Com as reformas, as janelas do Palácio foram quebradas, os desenhos do teto foram apagados e a pintura das paredes foi substituída por tinta branca. Atualmente, o gabinete do secretário está funcionando no anexo do prédio e o espaço que ele ocupava está completamente em obras, que começaram com a reforma total do telhado, onde foi instalada uma estrutura de ferro. Segundo Cláudio Valério, o prefeito Jorge Roberto Silveira quer que as obras beneficiem o público atendido no primeiro andar, onde serão colocados móveis mais modernos.

Nós buscamos sempre trabalhar com as cores originais na pintura da fachada para deixar o prédio o mais próximo possível de seu antigo visual. Alguns pontos, entretanto, como a instalação de mezaninos, ficarão diferentes das instalações originais, pois visam atender à nova realidade do espaço, que hoje abriga um número de funcionários maior — explica a arquiteta. — É um trabalho sensível, principalmente as intervenções realizadas na fachada do imóvel, que não é pintada há, pelo menos, 20 anos" completa Beatriz Nogueira, uma das arquitetas responsáveis pelo restauro.

Para este trabalho - que deve terminar em meados do ano que vem - a Prefeitura está gastando cerca de R$900 mil. Além de toda a restauração da construção, será instalado um ar-condicionado central, o jardim será remodelado e gradeado e uma das salas abrigará exposições sobre os projetos da cidade. "O objetivo desta mostra é apresentar à população o que está sendo feito com o dinheiro dela", explicou o restaurador.

O Palácio Araribóia é um dos 40 bens tombados pelo município. O seu projeto de restauração foi determinado pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural da Prefeitura, órgão responsável por estudar as condições de todos os prédios tombados na cidade. Após a conclusão da reforma, o Palácio Araribóia integrará o conjunto de prédios tombados como patrimônio público que foram submetidos a um processo de restauração em Niterói. Entre eles estão o Liceu Nilo Peçanha, a Biblioteca Pública, a Câmara dos Vereadores, além do prédio onde funcionam a 76ª DP (Centro), a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) e a Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam).

Solar e Forte serão recuperados

O Solar do Jambeiro, no Ingá e o Forte São Luís, em Jurujuba, também são bens históricos que fazem parte da missão do restaurador Cláudio Valério Teixeira. O primeiro - datado de 1872 - já está com as obras bem avançadas. As grades e o telhado já foram recuperados. De acordo com Claudio, o maior desafio é a restauração dos azulejos, que estão sendo importados da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, em Lisboa. Segundo Cláudio Valério, é importante que se saiba qual será o uso do prédio que está sendo restaura do.

No caso do Solar, o restaurador já foi informado de que a parte superior servirá de gabinete protocolar do prefeito, onde ele se reunirá com os conselhos municipais e receberá visitas importantes. "Isso garantirá o bom uso do prédio, que terá um peso politico importante", disse Cláudio. No andar inferior estarão expostas pinturas de paisagens fluminenses no século XIX e móveis da época, com o objetivo de proporcionar ao público "um passeio pela história".

O jardim e a sala de estar vão servir de espaço para eventos musicais com quartetos de cordas, recitais e apresentações de grupos de música antiga. O Solar do Jambeiro é a única construção do Estado que mantém a arquitetura de chácara urbana. Para as obras de restauração estão sendo usados cerca de R$700 mil dos cofres municipais.

O próximo passo é agilizar as obras no Forte São Luís, que já está com o acesso asfaltado e a iluminação instalada. Até o fim do ano começarão os serviços de consolidação das ruínas e de remoção das raízes criadas entre as pedras. Mais tarde serão construídos banheiros, cafeteria e sala de eventos.

Daniele de Abreu para O Fluminense



Leia também:
Palácio Araribóia (Prefeitura Velha)
O Largo do Capim e a sede da prefeitura


Tags:






Publicado em 04/05/2021

Irmandade de São Vicente de Paulo
Antigo Abrigo de Bondes Leia mais ...
Seminário São José (Palacete da Soledade)
Igreja Nossa Senhora do Bonsucesso
Conservatório de Música de Niterói ENCERRADA
Portal da Cantareira
Recolhimento de Santa Teresa e Museu de Arqueologia de Itaipu Leia mais ...
Ilha da Boa Viagem
Forte do Gragoatá Leia mais ...