Arte afro-brasileira em destaque na Biblioteca Parque de Niterói! No sábado, 18 de março, acontece a abertura da exposição "Artistas e Intelectuais Negros - Narrando histórias para outros futuros possíveis".

Com foco em apresentar e divulgar histórias de artistas, intelectuais e manifestações afro-brasileiras, a nova expo apresenta um compilado para democratizar o acesso a esse conhecimento. A mostra fica em cartaz até 15 de abril.

Na abertura da exposição a Biblioteca receberá uma roda de conversa com a mediação da curadora da exposição, Cléia Marcelino, com a participação de Lu Ain-Zaila e Patrícia Dias, sobre o movimento afrofuturista e seus projetos desenvolvidos. A Orquestra da Grota fará também uma apresentação musical.

A curadora Cléia Marcelino propõe criar uma galeria virtual para mostrar, a produção artística e intelectual de artistas negros no Brasil, desse modo contribuir para a descolonização dos olhares, desconstruir a hegemonia branca nas artes brasileiras que sempre definiu o branco europeu como o padrão. Dar visibilidade aos artistas negros para que não esqueçam de si, tendo o direito a sua memória e pensar em outros futuros possíveis, contribuindo para combater o racismo.

Durante o tempo de exposição, serão realizadas uma série de atividades paralelas como palestras, apresentação, entre outras. O projeto foi selecionado por meio do Edital “Retomada Cultural RJ 2”, com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do RJ (SECEC-RJ), e é uma realização da Rapsódia Empreendimentos Culturais.

Serviço

Evento: Exposição "Artistas e Intelectuais Negros"
Abertura: Sábado, 18 de março de 2023
Horário: 11h
Visitação: Até 15 de Abril, terça a Sexta, de 10h às 18h, e Sábado, de 10h às 16h. Exceto feriado.
Evento gratuito
Classificação indicativa: livre

Local: Biblioteca Parque de Niterói
Endereço: Praça da República, s/n - Centro, Niterói








Publicado em 09/03/2023

Biblioteca Parque homenageia mulheres pretas em exposição De 21 de março a 31 de maio