A Artista Visual, Fotógrafa e Pesquisadora, Amanda Erthal inaugura a sua exposição "Discursos sobre a Feminilidade", na terça-feira, 26 de março, às 18 horas, na Sala José Cândido de Carvalho. A mostra será composta por cerca de trinta trabalhos que retratam o modo como o patriarcalismo se renova para, coercitivamente, atribuir às mulheres funções sociais que confundem cuidado com trabalho e garantem que nossos corpos sejam docilizados para servir.

Nascida em Niterói, Amanda, foi aluna no curso de Mestrado em Estudos Contemporâneos das Artes na UFF, onde desenvolveu e aprofundou sua pesquisa sobre a Feminilidade. Em seus processos artísticos, utiliza imagens e palavras para compor narrativas poéticas que compreendam a Arte Feminista enquanto instrumento de transformação que nos guie até o alcance crítico necessário para a insurreição dos corpos femininos e de seus modos de existir.

Dispondo de técnicas, tradicionalmente consideradas femininas, como o bordado e a costura. Além da fotografia e da pintura. A artista buscou inspiração teórica nos clássicos O Segundo Sexo, da filósofa existencialista, Simone Beauvoir e A Mística Feminina, da ativista feminista, Betty Friedman. Além de se inspirar, e sempre questionar, as tão conhecidas frases ditas para todas as meninas e mulheres ao longo de suas vidas, tais como "fala baixo", "senta direito", "tira o batom vermelho" que compõem os mecanismos de controle que traduzem os discursos de uma antiga feminilidade.

Nesta exposição, encontraremos cerca de trinta trabalhos que retratam o modo como o patriarcalismo se renova para, coercitivamente, atribuir às mulheres funções sociais que confundem cuidado com trabalho e garantem que nossos corpos sejam docilizados para servir. Portanto, o que se propõe através desta exposição é questionar os discursos que ditam as formas da norma, para que se torne possível alcançar o caráter emancipatório necessário para reconhecer que os velhos modelos de feminilidade não nos servem mais.





Serviço

"Discursos sobre a Feminilidade", de Amanda Erthal
Curadoria: Desirée Monjardim
Abertura: Terça-feira, 26 de março
Visitação: até 24 de maio de 2024, 2a a 6a, das 9h às 17h
Horário: de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h
Evento gratuito
Classificação: livre

Local: Sala José Cândido de Carvalho - Sede da FAN
Endereço: Rua Presidente Pedreira, 98 - Ingá, Niterói


Tags:






Publicado em 26/03/2024

Beatriz Almeida apresenta 'Emersão' na Sala José Cândido de Carvalho De 03 de setembro a 01 de novembro