Niterói participa mais uma vez da Semana Nacional dos Museus, o tema da 23ª edição, é “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”, e tem como foco três subáreas temáticas principais: Patrimônio Imaterial, Juventude e Novas Tecnologias. Patrimônio Imaterial: a promoção do patrimônio intangível como fonte dinâmica de inspiração e como testemunho de uma herança cultural coletiva, no passado, no presente e no futuro.
Juventude: o poder transformador dos jovens no coração da atividade dos museus, transformando-os em centros vibrantes de inovação, de cooperação, de desenvolvimento e crescimento econômico, social e cultural.
Novas tecnologias: a sua importância na transformação dos museus em hubs sustentáveis e inovadores, enquanto espaços promotores de uma participação cidadã ativa e de aprendizagem para todos os públicos.
A Semana Nacional de Museus é uma temporada cultural coordenada pelo Ibram e aberta à participação de museus, instituições de memória, espaços e centros culturais brasileiros, que objetiva valorizar os museus brasileiros e intensificar a relação destes com a sociedade.
Semana Nacional de Museus
A Semana Nacional de Museus é um evento anual promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que acontece em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio. Este evento mobiliza museus e outras instituições culturais em todo o Brasil para oferecer uma ampla variedade de atividades culturais e educativas ao público, promovendo a valorização do patrimônio cultural e fortalecendo a relação das instituições museológicas com a sociedade.
Durante a Semana Nacional de Museus, os visitantes podem desfrutar de exposições temporárias, que exploram temas específicos ou apresentam novas coleções, e participar de palestras e seminários conduzidos por especialistas em museologia, história, arte e cultura. Além disso, são realizadas oficinas e workshops práticos, que abordam técnicas artísticas, conservação de acervos e outros tópicos relevantes, proporcionando oportunidades de aprendizado interativo para diferentes públicos.
Programação em Niterói
Atividade educativa "Cápsula do Tempo: a construção das memórias da juventude"
Os participantes irão criar uma cápsula do tempo que captura as memórias, sonhos e aspirações da juventude atual, para ser aberta em um futuro definido
Data: 13 de maio
Horário: 15h
Local: Museu Janete Costa de Arte Popular
Endereço: Rua Pres. Domiciano, 178 - São Domingos, Niterói
Encontro "Pensando o papel da Juventude na Construção Cultural da cidade de Niterói"
Nessa atividade será explorado o papel fundamental da juventude na construção cultural brasileira, à luz do Estatuto da Juventude. Também será deita uma discussão sobre como os jovens podem contribuir para a riqueza cultural do país e para a preservação e inovação cultural?
Data: 15 de maio
Horário: 14h
Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Pres. Domiciano, 195 - São Domingos, Niterói
Mesa “Memória, Oralidade e Patrimônio Imaterial”
Os participantes serão convidados a refletir sobre a importância da memória e da oralidade na construção do patrimônio imaterial, além de explorar estratégias para preservar e valorizar o patrimônio imaterial.
Data: 16 de maio
Horário: 10h
Local: Biblioteca Parque de Niterói
Endereço: Praça da República, S/N - Centro, Niterói
O Rap como Mural de Memórias
Durante a atividade os participantes irão criar um mural coletivo, onde poderão escrever ou desenhar memórias significativas da juventude.
Data: 16 de maio
Horário: 10h30
Local: Museu Janete Costa
Endereço: Rua Pres. Domiciano, 178 - São Domingos, Niterói
"Arte Popular para Crianças"
A atividade educativa irá realizar três atividades infantis voltas para o universo da Arte Popular
Data: 17 de maio
Horário: 10h
Local: Museu Janete Costa
Endereço: Rua Pres. Domiciano, 178 - São Domingos, Niterói
Feira "Solar das Memórias"
A feira irá promover a cultura e arte local, através da venda de livros, discos e gastronomia
Tags: