Secretaria de Cultura de Niterói / Fundação de Artes de Niterói
  COMPANHIA DE BALLET GANHA CASA PRÓPRIA
 
 
Agenda
Cultura
Niterói

Baixe aqui nossa programação mensal completa
Cultura Niteri

A Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação de Arte de Niterói - FAN, inaugurou na noite da última segunda-feira (18.11) uma inédita e bem estruturada sede para a Companhia de Ballet da Cidade de Niterói. O espaço, que funcionará no Centro Cultural Abrigo de Bondes, na Avenida Marquês do Paraná, é fruto de uma parceria costurada pessoalmente pelo prefeito Rodrigo Neves com o Supermercado Guanabara - que investiu cerca de 700 mil reais no local.

Quebrando o protocolo, o bailarino João Correa, representando todo do corpo de balé e funcionários da Companhia, fez uma homenagem ao prefeito Rodrigo Neves entregando-lhe uma foto do grupo e destacou o grande compromisso do prefeito com a cultura. "Agora temos um lugar para criar, para ensaiar e experimentar. O prefeito de Niterói nos fez acreditar na palavra compromisso", afirmou o bailarino.

Visivelmente emocionado com a homenagem, o prefeito Rodrigo Neves disse que poder concretizar projetos é o que o move. "Estou muito feliz em poder entregar esta sede para a companhia. É uma conquista da cultura, da arte e do novo astral que iniciou em Niterói em 2013. Trabalhamos muito junto com ao Guanabara para conseguir este espaço", celebrou Neves. "Apesar de toda a dívida que herdamos, conseguimos, com muito esforço, colocar a cidade no rumo certo e estamos avançando", disse Neves.



O prefeito recordou também que a Companhia de Ballet estava no fundo do poço nos últimos anos, por conta do descaso do governo anterior, porém hoje vive uma retomada triunfal, com um significativo patrocínio da CEG e com a importante parceria com o Supermercado Guanabara, que garantiu a inédita sede.

O vice-prefeito, Axel Grael, presente a solenidade, afirmou que os bailarinos agora tem o apoio que realmente merecem, pois levam o nome da cidade, através da arte, para várias partes do Brasil e do mundo.

O presidente da FAN, André Diniz e o secretário de cultura, Arthur Maia. Clique para ampliar
O Secretário Municipal de Cultura, Arthur Maia, ressaltou que a responsabilidade e o carinho que o prefeito tem com a cidade e com a arte são contagiantes e que a inauguração da sede faz jus à companhia de ballet, que enche Niterói de orgulho.

De acordo com o presidente da FAN, André Diniz, a Companhia de Ballet de Niterói é a única pública do país a ter uma sede com total estrutura. Diniz destacou ainda, que ações criativas, reaberturas de unidades culturais e inaugurações de importantes espaços para a cidade têm sido a marca registrada desse primeiro ano de governo. "Essa gestão, com a sensibilidade do prefeito Rodrigo Neves, tem colocado a cultura como uma importante mola para a cidadania", disse.

Superintendente cultural da FAN, Victor De Wolf e Arthur Maia. Clique para ampliar
Para o presidente do Centro Cultural Abrigo dos Bondes, Paulo Maurício, que estava representando a diretoria do Supermercado Guanabara, ver realizado o sonho do corpo de bailarinos da cidade de Niterói e um dos anseios da população amante da arte, enche a equipe do Guanabara de alegria. "A arte é muito importante na formação do cidadão", ressaltou.

Emocionado, o diretor da Companhia de Ballet da Cidade, Pedro Pires, recordou as dificuldades que o grupo enfrentou nos últimos anos e celebrou a nova realidade da Companhia. "Depois de 21 anos, temos nosso próprio espaço, com todas as necessidades que precisamos. Agradeço ao prefeito Rodrigo Neves e a toda sua equipe pelo grande empenho", concluiu.

Na ocasião, houve a apresentação do duo "Índigo", retirado do balé "Cachê de Cores", com os bailarinos Carla Moita e Luiz Kerchedo.

Batizada como "Espaço Rogério Sodré" - em homenagem ao sonoplasta da Companhia, que faleceu recentemente - a sede possui dois pavimentos e conta com espaço e palco adequados para ensaios, camarins feminino e masculino e salas de fisioterapia, administração, sonoplastia, para guarda roupas e depósito apropriado para guarda de cenário.



Patrocínio e casa própria - Fundada em 1992, a Companhia de Ballet da cidade de Niterói, com toda sua importância e representatividade para o município, passou por momentos bem difíceis nos últimos quatro anos, quando chegou, inclusive, a ter suas atividades interrompidas pelo Governo anterior.

Hoje, com a nova política cultural adotada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da FAN, a Companhia de Ballet, que está completando 21 anos, vive outra realidade, sendo reconhecida e valorizada.

Uma parceria entre a Prefeitura e a CEG garantiu um patrocínio para o grupo, no valor de 600 mil reais. A Cia participou de um importante festival de dança em Nova Iorque e fez mais de 10 apresentações pelo país e agora desfruta, pela primeira vez, de uma sede própria.

Composta por 30 bailarinos e considerada uma das melhores do país, a Cia de Ballet de Niterói é dirigida pelo ex-bailarino Pedro Pires. Atualmente, o grupo está em fase final de ensaios do ballet "Romeu & Julieta", que terá estreia gratuita e aberta ao público, em palco montado na Praia de Icaraí, no dia 22 de novembro, às 18h, para celebrar o aniversário de Niterói.


Clique para ampliar






Tags Companhia de Ballet da Cidade de Niterói,




Modo Sleep
Cia de Ballet apresenta "Sonho de uma noite de verão" no Teatro Popular
Choros e Valsas: Um Tributo a Pixinguinha no Municipal do Rio
Cia de Ballet apresenta Shakespeare na Cidade das Artes
Cia de Ballet de Niterói e Projeto Meraki Dance oferecem workshops


aaaaaa

Mapa do Site

Cultura Niterói
 
Espaços Culturais
 
Programas
 
Outros
 
 
 
Portal Transparência
Contracheque Online
e-SIC
Comprovante de Rendimento
Consulta de Processos
 
Rua Pres. Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Tel: (21) 2719-9900 | E-mail niteroi.culturas@gmail.com