Secretaria de Cultura de Niterói / Fundação de Artes de Niterói
  COMPANHIA DE BALLET DA CIDADE DE NITERÓI NO MUSEU JANETE COSTA
 
 
Agenda
Cultura
Niterói

Baixe aqui nossa programação mensal completa
Cultura Niteri

A Companhia de Ballet da Cidade de Niterói, em uma ação integrada com o Museu Janete Costa de Arte Popular, vai oferecer novas percepções para a exposição "Tudo que move é sagrado". As apresentações serão de julho a dezembro, sempre no primeiro final de semana de cada mês. Entre 13h e 15h, os bailarinos se apresentam com performances inspiradas na temática da exposição ar, vento e movimento.

A mostra, que conta com sessenta obras de 30 artistas brasileiros e curadoria assinada por Jorge Mendes, será palco para cinco bailarinos da CBCN, que tiveram como ponto de partida para as performances a importância do inspirar, respirar, mover e viver, dirigidos por Fran Mello. Nas peças, recursos manuais, manivelas, motores e vento evidenciam a dinâmica do movimento. Já nos corpos dos bailarinos se revela a subjetividade do espaço para construir afetos, sonhos, necessidades, desejos que pulsam no inspirar e no expirar para se mover.

Trata-se de um tema atual que dialoga com este momento delicado em que as pessoas estão vivendo: a dificuldade de mover e respirar. Nas obras, uma explosão de cores e delicadezas. Nos corpos, discursos sobre um tempo de presença e ausência.

Os bailarinos Jayme Tribuzy e Luiz Menezes trazem o primitivo das obras, a matéria-prima, a sutileza e a força do esculpir. Uma parte criadora e ao mesmo tempo criatura, que ora é o instinto animal, ora é o modelar e dar forma. O bailarino Robson Schmoeller simboliza o vento. Sua sinuosidade e seu sopro, capaz de ser brisa ou ventania.

O que move os cataventos... o que produz energia... o que inspira, expira e respira dentro de cada um. Já as bailarinas Bruna Lopes e Mariana Mesquita representam o movimento que leva o visitante ao lúdico, à dança dos ventos, às atividades do povo, ao teatro de bonecos e ao convívio familiar. Uma exposição dividida em cinco setores com cinco bailarinos que se integram na arte para revelar que tudo que move é sagrado.

Protocolos sanitários

Controle de acesso, aferição de temperatura, obrigatoriedade do uso de máscaras, presença de álcool em gel, tapetes sanitizantes e painel de acrílico, na recepção, para proteção dos visitantes e funcionários.


Fotos de Leo Zulluh



Serviço

Performances da Companhia de Ballet da Cidade de Niterói, na exposição “Tudo que move é sagrado”

Datas:
Julho - 03, 04 e 31
Agosto - 01
Setembro - 04 e 05
Outubro - 02 e 03
Novembro - 06 e 07
Dezembro - 04 e 05

Horário: das 13h às 15h
Entrada gratuita

Local: Museu Janete Costa de Arte Popular
Endereço: R. Presidente Pedreira, 178 - Ingá, Niterói - RJ | 24210-271
Telefone: (21) 2705-3929






Tags Companhia de Ballet,




Companhia de Ballet da Cidade de Niterói em "Histórias não contadas"
Modo Sleep
Cia de Ballet apresenta "Sonho de uma noite de verão" no Teatro Popular
Choros e Valsas: Um Tributo a Pixinguinha no Municipal do Rio
Cia de Ballet apresenta Shakespeare na Cidade das Artes


aaaaaa

Mapa do Site

Cultura Niterói
 
Espaços Culturais
 
Programas
 
Outros
 
 
 
Portal Transparência
Contracheque Online
e-SIC
Comprovante de Rendimento
Consulta de Processos
 
Rua Pres. Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Tel: (21) 2719-9900 | E-mail niteroi.culturas@gmail.com