Secretaria de Cultura de Niterói / Fundação de Artes de Niterói
  FAZENDA DO ENGENHO DO MATO
 
 
Agenda
Cultura
Niterói

Baixe aqui nossa programação mensal completa
Cultura Niteri


Tombamento municipal: 07/11/2016
Decreto nº 12459/2016
Processo nº 240/004/2008

Estrada do Engenho do Mato s/nº

Situada em terras que margeiam a Estrada do Engenho do Mato e que atualmente pertencem ao Estado do Rio de Janeiro, a construção implanta-se a cavaleiro dessa via, em cota elevada do terreno. Cercada por construções mais modernas da Fundação Leão XIII e pelo CIEP 448, que impedem a sua visão a partir da estrada, o imóvel ainda conserva aspectos marcantes da sua arquitetura de feição colonial.

A edificação de apenas um pavimento apresenta extensa varanda em “L” com beirais de telhas de capa e canal, apoiados por grossas colunas toscanas. Janelas de guilhotina e a entrada principal em arco abatido com bandeira de serralheria compõem as fachadas de maior destaque.

O telhado, severamente atingido por um incêndio e possivelmente já modificado, apresenta vestígios de duas águas limitadas por oitões e os trechos ainda existentes que recobrem a varanda. O aspecto da edificação remete à tipologia encontrada nas fazendas de Colubandê, do Viegas e do Capão do Bispo, embora de dimensões bem mais modestas. Exemplar singelo da arquitetura rural fluminense, a Fazenda do Engenho do Mato apresenta elementos arquitetônicos e sistema construtivo compatíveis com uma edificação do final do século XIX, mas que tem como base o modelo característico das casas-de-fazenda do século XVIII.


Clique para ampliar






Tags Fazenda do Engenho do Mato,




A Preservação do Patrimônio Cultural em Niterói
Bens Tombados
Lei do Patrimônio Cultural
PUR Praias da Baía
PUR Região Norte


aaaaaa

Mapa do Site

Cultura Niterói
 
Espaços Culturais
 
Programas
 
Outros
 
 
 
Portal Transparência
Contracheque Online
e-SIC
Comprovante de Rendimento
Consulta de Processos
 
Rua Pres. Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Tel: (21) 2719-9900 | E-mail niteroi.culturas@gmail.com