Secretaria de Cultura de Niterói / Fundação de Artes de Niterói
  ORQUESTRA GUERRA-PEIXE E CAMERATA BARROCA NA BIBLIOTECA DE NITERÓI
 
 
Agenda
Cultura
Niterói

Baixe aqui nossa programação mensal completa
Cultura Niteri

A Orquestra Guerra-Peixe (OGP) e a Camerata Barroca Aprendiz se apresentam na Biblioteca Parque de Niterói, no Centro da cidade, nesta sexta-feira, 09 de dezembro de 2016, às 15h30.

No concerto especial, os músicos da Orquestra Guerra-Peixe vão mostrar obras de grandes nomes brasileiros, como Tom Jobim e Pixinguinha, além de temas internacionais como Minuetto (Lulli), Star Wars (John Willians), Pizzicato rhythm (Merle J. Isaac) e Chinese Street festival (Mary Cohen). Já os instrumentistas da Camerata trazem temas natalinos e clássicos de Vivaldi, Corelli e Bach.

A Orquestra Guerra-Peixe (OGP) nasceu em 2014 frente à grande demanda de alunos mais jovens pela participação na orquestra principal do Programa Aprendiz (OSA). O excelente trabalho de musicalização e introdução instrumental desenvolvido nas escolas municipais aumentou a quantidade de crianças aptas e interessadas a integrar um grupo artístico.

O nome do conjunto veio em homenagem ao centenário de nascimento do maestro César Guerra Peixe, um dos principais compositores da música brasileira, celebrado em 18 de março de 2014. A Orquestra Guerra-Peixe atualmente é composta por 16 jovens instrumentistas com idades entre 11 e 14 anos. Daniel Andrade, professor de violino, responde pela condução do grupo. O repertório é primordialmente brasileiro e os ensaios acontecem na Sala Aprendiz.

Já o grupo Camerata Barroca Aprendiz tem como objetivo valorizar a experiência de ser um solista e, ao mesmo tempo, dando ênfase ao repertório do período Barroco na música.


O Programa Aprendiz

Considerado um dos maiores programas socioculturais de educação musical ativos no país, o Aprendiz | Música na Escola teve início em 2001, na cidade de Niterói - RJ.

A iniciativa, promovida pela Prefeitura municipal e gerenciada pelo Instituto Memória Musical Brasileira - IMMuB, tem como objetivo ampliar o universo das artes, cultura e cidadania de crianças e jovens através do ensino da música. Assim, estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino são contemplados com aulas semanais gratuitas de iniciação musical, canto coral e prática de instrumentos (sopros, cordas e percussão).

O Programa se afirmou também como escola de músicos para iniciantes, originando a Orquestra Sinfônica Aprendiz (OSA), em 2008.

Ao longo de 15 anos de trabalho - celebrados em 2016 - mais de 20 mil crianças e adolescentes já passaram pelo Aprendiz.


Serviço

Orquestra Guerra-Peixe e Camerata Barroca Aprendiz na Biblioteca de Niterói
Data: Sexta-feira, 09 de dezembro de 2016
Horário: 15h30
Duração: 60 min
Classificação etária: Livre
Entrada Franca

Local: Biblioteca Parque de Niterói
Endereço: Praça da República, s/nº, Centro de Niterói


Clique para ampliar.






Tags Orquestra Guerra-Peixe, Camerata Barroca,




Aprendiz no Portal Niterói em Rede
Choros e Valsas: Um Tributo a Pixinguinha no Municipal do Rio
Camerata Aprendiz no Campo de São Bento
Grupo Regional Aprendiz no Campo de São Bento
Grupo Regional Aprendiz no Sarau no Solar


aaaaaa

Mapa do Site

Cultura Niterói
 
Espaços Culturais
 
Programas
 
Outros
 
 
 
Portal Transparência
Contracheque Online
e-SIC
Comprovante de Rendimento
Consulta de Processos
 
Rua Pres. Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Tel: (21) 2719-9900 | E-mail niteroi.culturas@gmail.com