Secretaria de Cultura de Niterói / Fundação de Artes de Niterói
  CEU DE JURUJUBA TERÁ ORQUESTRA DE CHORO E SAMBA
 
 
Agenda
Cultura
Niterói

Baixe aqui nossa programação mensal completa
Cultura Niteri

Coordenadora do Programa de Ocupação e Formação Musical dos CEUs, a professora Flávia Cruvinel, com o Secretário Municipal de Cultura, Arthur Maia. Clique para ampliar.


Niterói será uma das dez cidades do país a ter uma Orquestra CEU. O anúncio foi feito pela Pró Reitora Adjunta de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Goiás e professora da Escola de Música, a professora Flávia Cruvinel, durante visita ao Centro de Artes e Esportes – CEU Ismael Silva, em Jurujuba, na tarde da última quinta-feira, 23 de julho, quando foi recebida pelo Secretário Municipal de Cultura, Arthur Maia, e pelos Subsecretários de Cultura, Claudio Salles e Kiko Albuquerque.

Resultado da parceria entre a Prefeitura de Niterói, através da Secretaria de Cultura/FAN, e o Governo Federal, o programa vem sendo desenhado desde 2014 e atualmente está na fase de mapeamento, montagem de edital e busca por parcerias com as universidades que tenham em seu quadro de graduação cursos que envolvam instrumentos musicais.

"Estamos fazendo o diagnóstico para a implementação das orquestras nos dez municípios selecionados pelo Ministério da Cultura. Cada cidade tem sua vocação musical, o momento é de mapear as potencialidades e características de cada região", ressalta Cruvinel.

Esta foi a primeira visita da coordenação do programa a um CEU, após o anúncio da liberação de verba pelo Governo Federal para ativação do projeto, que criará uma Orquestra de Choro e Samba em Niterói. "Ritmos, estes, muito presentes no município, onde nasceu o fundador da primeira escola de samba, a 'Deixa Falar', Ismael Silva", destaca o Secretário de Cultura, Arthur Maia.

De acordo com Flávia Cruvinel, que coordena o Programa de Ocupação dos CEUs, os trabalhos serão, efetivamente, iniciados no primeiro semestre de 2016 e em breve serão abertos editais para a contratação de professores, monitores e articuladores locais. "Todo o processo deve ser realizado em parceria com uma Universidade de Ensino Público local. A ideia é envolvermos alunos de graduação e pós-graduação, nesta atividade. Assim, integramos comunidade e universidade e todos saem ganhando, tanto o aluno que vai aprender a tocar um instrumento, quanto o professor, que terá experiências práticas muito enriquecedoras", conclui a professora.

Os outros municípios selecionados foram: Anápolis (GO), Jacundá (PA), Macapá (AP), Teresina (PI), Campo Belo (MG), Pato Branco (PR), Navegantes (SC), Rio Claro (SP) e Penápolis (SP).




Fotos de Leo Zulluh






Tags Orquestra CEU,




CEU Ismael Silva recebe representante da Unesco
Duo Instrumental do Aprendiz, no CEU Ismael Silva
Espetáculo "Mandando a Letra", de Paulo Pereira, no CEU de Jurujuba
Tico Santa Cruz se apresenta no CEU de Jurujuba
Duo Aprendiz é destaque desta semana no CEU Ismael Silva


aaaaaa

Mapa do Site

Cultura Niterói
 
Espaços Culturais
 
Programas
 
Outros
 
 
 
Portal Transparência
Contracheque Online
e-SIC
Comprovante de Rendimento
Consulta de Processos
 
Rua Pres. Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Tel: (21) 2719-9900 | E-mail niteroi.culturas@gmail.com