Secretaria de Cultura de Niterói / Fundação de Artes de Niterói
  PREFEITO ANUNCIA ENCONTRO NITERÓI COM AMÉRICA DO SUL
 
 
Agenda
Cultura
Niterói

Baixe aqui nossa programação mensal completa
Cultura Niteri

O prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira, e o secretário municipal de Ações Estratégicas, Marcos Gomes, concederam entrevista coletiva nesta quinta-feira (11/08/11) para detalhar o evento "Niterói – Encontro com a América do Sul", que será realizado de 04 a 26 de novembro de 2011. Durante o período, acontecerão simultaneamente mais de 250 atividades gratuitas espalhadas por toda a cidade em espaços públicos e privados, contemplando as mais diversas áreas: audioviosual, artes populares, música, dança, gastronomia, teatro, folclore, esporte, eventos acadêmicos, entre outras.

O prefeito Jorge Roberto Silveira destacou a importância do evento para a cidade. “Niterói está em processo de recuperação de sua auto-estima após as tragédias do ano passado. Este evento, além obviamente de aprofundar os vínculos culturais com os países vizinhos e até mesmo debater o papel do continente num momento de transformações do mundo, é uma demonstração clara desta retomada por parte do Município e toda a população”, disse o prefeito.

Já o secretário Marcos Gomes, ao detalhar como foi a construção da grade de programação do evento, ressaltou a excelente receptividade do nome de Niterói em cada país da América do Sul visitado. “Realizamos mais de 200 reuniões com governos estaduais e prefeituras. Todos demonstraram um profundo conhecimento do potencial da cidade e, por conseqüência, uma disposição imediata de participar do evento. Isso resultou no sucesso das parcerias, ou seja, todos os custos de deslocamento dos convidados (inclusive passagens e cachês) serão pagos pelos países convidados”, explicou Marcos Gomes.

Será realizado ainda no Município de Niterói, durante o “Encontro com a América do Sul”, um Fórum de Turismo, dias 07 e 08 de novembro de 2011, com oficinas, palestras e rodada de negócios.

Participaram também da entrevista coletiva, realizada no gabinete do prefeito Jorge Roberto Silveira, Maria Inês Azevedo (secretária de Educação de Niterói), Eduardo Caminha (Esportes), Selmo Treiger (Executivo do Caminho Niemeyer) José Haddad (presidente da Niterói Empresa de Lazer e Turismo – Neltur) e Marcos Sabino (presidente da Fundação de Arte de Niterói – FAN) e Danielle Nigromonte (subsecretária de Ações Estratégicas).

Programação - O evento será aberto no Teatro Municipal de Niterói, com a apresentação da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal Fluminense (UFF) que fará homenagem à música sul-americana com um repertório baseado nas obras de Tom Jobim e Astor Piazola. Já o encerramento será realizado com um grande espetáculo na Praia de Icaraí. A programação completa será fechada até esta sexta-feira, e a partir da semana que vem as atividades começarão a ser divulgadas pela Secretaria de Ações Estratégicas de Niterói.

O principal objetivo do “Niterói - Encontro com a América do Sul” é buscar uma troca de experiências entre culturas e peculiaridades de cada um dos países sul-americanos. Já está confirmada a presença de mais 600 convidados, entre artistas, intelectuais e outras personalidades públicas da Bolívia, Colômbia, Peru, Argentina, Chile, Paraguai, Venezuela, Uruguai e Equador.

Este é o sexto encontro internacional realizado na cidade. Já são duas décadas de tradição na realização deste tipo de evento, na seguinte ordem: Encontro com Cuba (1992), Portugal (1998), Japão (1998), tália (1999) e Espanha (2006).

Apoio – O "Niterói – Encontro com a América do Sul" tem o apoio do Governo Federal através dos Ministérios das Relações Exteriores, da Cultura, do Turismo e da Secretaria de Relações Institucionais; e do Estado através das Secretarias Estaduais de Gabinete Civil, Governo, Administração, Cultura, Esportes e Imprensa Oficial, além das embaixadas e consulados dos países sul-americanos que possuem representação diplomática no Brasil.

No âmbito municipal, o evento contará com o apoio dos seguintes órgãos da Prefeitura de Niterói: Secretarias Municipais de Cultura, Educação, Acessibilidade, Esportes, Executiva do Caminho Niemeyer, Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) e Fundação de Artes de Niterói (FAN), além de entidades empresariais de Niterói de diversos segmentos.






Tags Jorge Roberto Silveira, Marcos Gomes,




Dia da Consciência Negra é celebrado no Encontro com América do Sul
Aniversário de Niterói é celebrado com encontro Brasil e Argentina
Bajofondo encerra Niterói Encontro com América do Sul na Praia de Icaraí
Encontro Niterói com América do Sul encerra com sucesso
Artistas de cinco países agitam o Encontro Niterói com América do Sul


aaaaaa

Mapa do Site

Cultura Niterói
 
Espaços Culturais
 
Programas
 
Outros
 
 
 
Portal Transparência
Contracheque Online
e-SIC
Comprovante de Rendimento
Consulta de Processos
 
Rua Pres. Pedreira, 98, Ingá - 24210-470, Niterói - RJ | Tel: (21) 2719-9900 | E-mail niteroi.culturas@gmail.com