A abertura acontece nesta próxima sexta-feira, 09 de maio de 2008, às 19h.

Quanto uma cidade pode mudar num período de cem anos? A resposta está nas imagens da exposição "Niterói Ontem e Hoje", no Solar do Jambeiro, em São Domingos. Promovida pela Coordenação de Documentação e Pesquisa (CDP) da Fundação de Arte de Niterói (FAN), a mostra compara 14 cenários simbólicos da cidade clicados no ano de 1908 com fotos tiradas, do mesmo ângulo, em 2008, destacando a força da passagem do tempo e da chegada do progresso ao município. Há imagens das barcas, do campo do Rio Cricket e da Praia da Boa Viagem, entre outras.

As fotos centenárias, pertencem à coleção pessoal do livreiro Carlos Mônaco, não revelam, infelizmente, o nome de seus autores. Revelam, sim, uma cidade que crescia, embora conservasse ainda lugares aparentemente inóspitos. Revelam, também, que o povo da então capital do Estado era um povo elegante, despreocupado, laborioso, participativo e curioso. Alguns acreditam que elas tenham sido tiradas pelo conde Agriolongo, dono da antiga Fábrica de Fumos Veado, uma das mais famosas do início do século passado, que funcionava em Icaraí.

"O conde costumava distribuir fotografias de paisagens como brindes. Quem completasse a coleção, ganhava um aparelho que permitia vê-las em três dimensões já naquela época. As imagens que fazem parte da mostra têm essas características" explica Maurício Vasquez, diretor da CDP.

As fotos atuais, em que pese a presença maciça de prédios, muros e asfalto, ainda permitem que reconheçamos paisagens e recortes geográficos que se assemelham ou lembram os antigos. O fotógrafo Marco Aurélio Brandt, contratado pela FAN em 2008 para reproduzir as fotos cem anos depois, traduziu a experiência como sensacional:

"Já tenho um interesse em fotos históricas e esse trabalho foi muito curioso porque eu tinha que procurar o ângulo certo das fotos. Com 'Niterói Ontem e Hoje", é a primeira mostra que expõe o acervo fotográfico da FAN, composto por mais de 25 mil imagens.





SERVIÇO

Exposição "Niterói Ontem e Hoje"
Data: de 09 de maio a 08 de agosto de 2008
Horários: terça-feira a domingo, das 13h às 18h
Ingressos: R$ 3,00
Classificação indicativa: livre


Local: Solar do Jambeiro
End: R. Pres. Domiciano, 195 - São Domingos, Niterói
Tel: 2109-2222


Tags:






Publicado em 11/05/2021