Depois de anunciar a cessão da Ilha da Boa Viagem para o município de Niterói, a reforma da igreja e de seus casarios, o ciclo de obras nos patrimônios históricos da cidade na gestão do prefeito Axel Grael continua: vem aí o início das obras da casa Norival de Freitas, aprovadas pelo INEPAC no seu centenário.

Abandonada por mais de quatro décadas, a Casa, também conhecida como Solar Notre Rêve (Nosso Sonho, em francês), vai para abrigar um projeto público alinhado com o universo 3.0. É que o antigo solar, que em 2023 completa 100 anos agora, será o endereço do primeiro Centro de Referência em Cultura Digital do município, focado na inclusão de jovens e adultos no setor.

Na casa - remanescente do estilo eclético romântico na cidade e onde morou o advogado, pesquisador e político Norival de Freitas - será oferecida formação artística e técnica em áreas como design, composição musical, criação de conteúdo e desenvolvimento de games.





Inicialmente, a prefeitura pensou em transformar o espaço em escola de música. O projeto foi atualizado, e as obras, já aprovadas pelo Inepac, serão licitadas no início de 2022.

"Ela ficará linda e será uma bela oportunidade de futuro para os jovens de nossa querida Niterói. Gostaria de agradecer particularmente ao Presidente da Emusa, o engenheiro Paulo César, o Dr. Luciano Mattos, procurador geral do Estado, um entusiasta desse restauro e da preservação do patrimônio, a Fernanda Couto, diretora do DEPAC, e aos conselheiros do INEPAC, pela seriedade e serenidade com nosso lindo projeto", afirmou André Diniz, secretário de Projetos da Prefeitura de Niterói.

Como destaca o prefeito Axel Grael, "vamos recuperar mais um patrimônio da cidade e resgatar uma memória afetiva secular. Vamos gerar emprego com a obra e oferecer para os jovens, por meio da cultura digital, futuras oportunidades de trabalho em um mundo cada vez mais conectado."











Publicado em 06/12/2021

INEPAC tomba dois imóveis históricos em Niterói Leia mais ...
Decreto abre caminho para Espaço Cultural na Casa Norival de Freitas Leia mais ...
Casa Norival de Freitas Leia mais ...
Incêndio destrói Casa Norival de Freitas Leia mais ...
Casa de Niterói que ia ser centro cultural é cedida à Federação de Vereadores Leia mais ...
Casa Norival de Freitas recebeu, do mestre Parreiras, 18 croquis inéditos Leia mais ...
Restauro da Casa Norival de Freitas - Solar Notre Rêve Leia mais ...
Velho casarão vai abrigar a Cultura de Niterói Leia mais ...
Restauração da Casa Norival de Freitas revela tesouros Leia mais ...