Comerciantes reclamam do estado da Casa Norival de Freitas, que deverá ser revitalizada.

O Solar Notre Rêve, mais conhecido como Casa Norival de Freitas, localizado na Rua Maestro Felício Toledo, no Centro de Niterói, completou 92 anos e continua em meio a um impasse. A casa é tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), mas, segundo o órgão, é de responsabilidade da Prefeitura. A casa está degradada, sem portas e janelas, e, segundo comerciantes das proximidades, moradores de rua e usuários de drogas costumam se instalar no local frequentemente.

O Instituto afirmou ter solicitado à Prefeitura providências para a restauração do local em 2010. A instituição também afirma que "em fevereiro de 2011, a Prefeitura de Niterói informou sobre um procedimento de cessão do imóvel à UFF (Universidade Federal Fluminense), que se responsabilizaria pela execução das obras de restauração para implantação de uso institucional daquela Universidade.

De acordo com o instituto, há registro de instauração de procedimento preparatório de 2011, da Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Niterói do MPE, sobre a situação do imóvel.

A Prefeitura de Niterói informa que o lugar é um patrimônio histórico e cultural de Niterói e vai passar por restauração e revitalização através da Operação Urbana Consorciada (OUC) para o projeto de revitalização da região central da cidade. A OUC permitirá que a administração do município capte recursos privados para os investimentos em infraestrutura e requalificação do espaço urbano por meio da emissão dos Certificados de Potencial Adicional de Construção (Cepacs).

O prédio foi construído em 1921 para servir de residência do influente advogado e político fluminense, Norival de Freitas. Em 1983, o imóvel foi tombado pelo Inepac. Já no ano de 1984, o sobrado foi parcialmente destruído por um incêndio, mas em 1988, a Prefeitura realizou obras de consolidação estrutural do imóvel que até hoje está desativado. Sobre a sacada, encontra-se a inscrição 'Notré Rêve', que significa 'nosso sonho' em francês.

Conforme publicação oficial da Prefeitura sobre a OUC de Niterói, serão destinados 3% da arrecadação com a venda dos Cepac na recuperação e conservação de cerca de 1.037 bens tombados e de interesse histórico localizados na área da OUC da Área Central, bem como para preservação da memória da cidade.

No entanto, ao constatar a precária situação do local, o Inepac sinalizou que enviará ofício à Prefeitura de Niterói e à UFF pedindo informações atualizadas sobre o prédio e vai solicitar a conservação com urgência. Em 2011, a casa chegou a ser cotada como Centro Popular de Cultura e Educação, a pedido da União Metropolitana dos Estudantes do Estado do Rio de Janeiro.

Publicado originalmente em O Fluminense em 01/01/2014


Tags:






Publicado em 05/11/2021

INEPAC tomba dois imóveis históricos em Niterói Leia mais ...
Decreto abre caminho para Espaço Cultural na Casa Norival de Freitas Leia mais ...
Casa Norival de Freitas Leia mais ...
Incêndio destrói Casa Norival de Freitas Leia mais ...
Casa de Niterói que ia ser centro cultural é cedida à Federação de Vereadores Leia mais ...
Casa Norival de Freitas recebeu, do mestre Parreiras, 18 croquis inéditos Leia mais ...
Restauro da Casa Norival de Freitas - Solar Notre Rêve Leia mais ...
Velho casarão vai abrigar a Cultura de Niterói Leia mais ...
Restauração da Casa Norival de Freitas revela tesouros Leia mais ...