As obras de recuperação da Casa de Norival de Freitas, no Centro, utilizada principalmente para exposição de obras de arte, devem estar praticamente concluídas até o início do ano que vem (1996), mas tudo pode ser em vão, já que a prefeitura de Niterói pode ter que devolver o imóvel à família do patrono Norival de Freitas.

O primeiro andar estará totalmente pintado até outubro de 1995 e será inaugurado com uma mostra dos quadros de 15 pintores do Rio e de Niterói. O segundo pavimento, atualmente desativado, deverá estar pronto em novembro, quando iniciam os reparos na parte externa da Casa. "Quando tudo estará absolutamente pronto não dá para dizer, pois dependemos de recursos públicos. Mas o espaço será ampliado e poderemos oferecer novos cursos à comunidade", informou o diretor cultural da Casa, Hermano Costa.

A biblioteca, que ficava em um pavimento na parte externa, já está em uma das salas do primeiro andar. Na parte superior, em que sete salas estão inutilizadas, os banheiros estão interditados e as janelas precisam de reparos. "Os jardins também passam por reformas", informou Hermano.

Antes do término da reforma, a família do historiador e advogado Norival de Freitas será consultada para que a parte externa seja pintada com as cores originais. Os forros dos tetos de ambos os pavimentos já foram reparados e os vidros do primeiro andar estão sendo colocados. A Casa não interrompeu suas atividades durante as obras - que são realizadas pela Prefeitura - e continua oferecendo cursos.

Os vizinhos da Casa, que fica na Rua Maestro Felício Toledo, aprovam as reformas e acreditam que os reparos servirão para valorizar o local. "Esta casa tem um visual belíssimo e deixa a rua mais bonita. Fico feliz de morar perto de uma construção tombada pelo patrimônio histórico e que serve à cultura da cidade", disse o advogado Mário Carlos de Almeida, de 34 anos.

Casa de Cultura pode ser devolvida

A Casa Norival de Freitas poderá ser devolvida pela Prefeitura de Niterói aos proprietários. Segundo o presidente da Câmara, vereador Wolney Trindade, os herdeiros querem que o município pague na Justiça R$ 1,2 milhão pela indenização relativa ao prédio, tombado pelo Estado em 1983. Nos próximos dias Wolney Trindade vai apresentar projeto de lei propondo a devolução do imóvel, porque, segundo ele, o prefeito João Sampaio já anunciou que não há recursos para quitar a dívida.

A casa foi erguida no início dos anos 1920 - inaugurada em 23 - pelo conhecido construtor da época, João Dalossi, seguindo o projeto do francês Berrari, e abrigou a família do ex-vereador e ex-deputado Norival de Freitas até pouco depois de sua morte, em 1969.

Para o livreiro Carlos Mônaco, que já teve abrigado seu acervo naquele prédio, "será uma grande perda para a cultura de Niterói" o fechamento da Norival de Freitas.

Em 1979, o então prefeito Moreira Franco desapropriou o imóvel, que estava prestes a ser demolido para, em seu lugar, ser erguido um prédio comercial. instalado no Jardim São João, até hoje o processo de indenização dos herdeiros da família Freitas está na Justiça. Segundo informou o vereador Wolney Trindade, através dos advogados, os proprietários da Norival de Freitas pediram R$1,2 milhão pela casa.

Pesquisa e edição de Alexandre Porto, com informações de O Fluminense (agosto de 1995).


Tags:






Publicado em 05/11/2021

INEPAC tomba dois imóveis históricos em Niterói Leia mais ...
Decreto abre caminho para Espaço Cultural na Casa Norival de Freitas Leia mais ...
Casa Norival de Freitas Leia mais ...
Incêndio destrói Casa Norival de Freitas Leia mais ...
Casa de Niterói que ia ser centro cultural é cedida à Federação de Vereadores Leia mais ...
Casa Norival de Freitas recebeu, do mestre Parreiras, 18 croquis inéditos Leia mais ...
Restauro da Casa Norival de Freitas - Solar Notre Rêve Leia mais ...
Velho casarão vai abrigar a Cultura de Niterói Leia mais ...
Restauração da Casa Norival de Freitas revela tesouros Leia mais ...