Até quando uma construção do início do século poderá resistir à ação do tempo, sem receber cuidados especiais que a tenham erguida por mais alguns anos? Quantos governos ainda passarão para que a Casa de Norival de Freitas, único exemplo arquitetônico do estilo "art noveau" na cidade mereça um real e concreto interesse das autoridades municipais?

Perguntas assim são formuladas há anos e anos. Como não poderia deixar de ser, promessas para sua recuperação não faltaram, mas, de definitivo, só existe mesmo a certeza de que o prédio continua em ruínas, abandonado e triste.

Antes abrigo de mendigos e camelôs que se revezavam nas dependências do imenso casarão da Rua Maestro Felício Toledo no centro, a Casa de Norival de Freitas, hoje, deixou de acolher esses "moradores" que, até quase chegaram a colocá-la abaixo, com a fatalidade de um incêndio em 1984. Os quartos e salas de casa guardam um aspecto lúgubre e solitário, conservando as marcas dos maus tratos.

Quando tomou posse como Secretario Municipal de Cultura, o professor e ex-reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), José Raymundo Martins Roméo, declarou o interesse em expandir os pontos culturais da cidade, aproveitando as áreas ociosas do município do Estado, citando como exemplo, a Casa de Norival de Freitas. Esta semana o presidente da Fundação Niteroiense de Arte (Funiarte), Odilon Martins Roméo, ratificou o pensamento do Secretário de Cultura, seu irmão, informando que já está sendo elaborado um projeto que vai recuperar totalmente o prédio, mantendo a fidelidade à construção original de 1921, obra do arquiteto francês Berrari.

Segundo o presidente da Funiarte, a Casa tem para Niterói, a mesma importância cultural do Paço Imperial para a cidade do Rio. Odilon Martins Roméo destaca que, dentre as várias linhas de atividade da Secretaria Municipal de Cultura, através da Funiarte, existe um programa que visa a recuperação e restauração de monumentos e edificações de valor cultural.

Ainda sem precisar quando o projeto de restauração do casarão vai se iniciar, Odilon informou, no entanto, que a obra será feita com base em levantamentos e estudos realizados pela Companhia de Desenvolvimento de Niterói (Codesan), já extinta, e pelo Instituto de Desenvolvimento Urbano de Niterói (Idurb), com ajuda do arquiteto Wagner Morgan, da Universidade Federal Fluminense.

Ele disse, ainda, que a Secretaria Municipal de Cultura pedirá o apoio da Secretaria de Estado da Cultura e da Secretaria do Patrimônio histórico e Artístico Nacional (Sphan), além de buscar a colaboração da iniciativa privada, dentro das objetivos da Lei Sarney de Incentivo à Cultura - A Casa de Norival de Freitas vai demandar, no decorrer deste ano, no mínimo Cz$ 5 milhões - estimou o presidente da Funiarte, se referindo à pintura, recuperação e restauração do prédio.

Depois de pronta, a Casa de Norival de Freitas vai funcionar como polo de cultura, desenvolvendo atividades variadas como exposições de artes plásticas, exibições de vídeo, galerias de artes, cursos, seminários e outros serviços dirigidos ao público e, mais especificamente, às pessoas que trabalham no Centro da cidade.

Terceira Idade luta para restaurar a Casa

Continua a luta que o presidente da Abrasti - Associação Brasileira da Terceira Idade - José Raimundo de Carvalho, vem travando há mais de três anos para a restauração da Casa Norival de Freitas junto às autoridades municipais, estaduais e federais, com a finalidade especifica de servir de um centro de convivência e de cultura para a terceira idade. Até agora, José Raimundo só conseguiu o apoio do Secretário de Estado e Cultura, Eduardo Portela, que ofereceu assessoramento técnico para o acompanhamento das obras que vierem a ser realizadas.

O palacete pertence à Prefeitura de Niterói desde a época em que o atual Governador Moreira Franco era prefeito da nossa cidade. Moreira desapropriou o imóvel em março de 1979, dando uma grande alegria às herdeiras do renomado político Norival de Freitas que viviam sob a ameaça de sua demolição. José Raimundo conta que naquela época foi feita uma reforma no imóvel sem os cuidados necessários à sua antiga arquitetura e, por esta razão na madrugada de primeiro de dezembro de 1984, a casa incendiou.


Tags:






Publicado em 04/11/2021

INEPAC tomba dois imóveis históricos em Niterói Leia mais ...
Decreto abre caminho para Espaço Cultural na Casa Norival de Freitas Leia mais ...
Casa Norival de Freitas Leia mais ...
Incêndio destrói Casa Norival de Freitas Leia mais ...
Casa de Niterói que ia ser centro cultural é cedida à Federação de Vereadores Leia mais ...
Casa Norival de Freitas recebeu, do mestre Parreiras, 18 croquis inéditos Leia mais ...
Restauro da Casa Norival de Freitas - Solar Notre Rêve Leia mais ...
Velho casarão vai abrigar a Cultura de Niterói Leia mais ...
Restauração da Casa Norival de Freitas revela tesouros Leia mais ...