Celebrada no dia do nascimento do escritor Luís Antônio Pimentel, a data comemorativa é usada pelo selo institucional da Prefeitura para apresentar seu catálogo de livros antigos no admirável mundo novo digital


Desde Arariboia,
Niterói faz veraneio
Em águas salgadas.



A Niterói Livros está de olho na modernização. Com logomarca nova, o selo de literatura da Prefeitura de Niterói entra para o mundo das redes sociais. Nesta segunda-feira em que a cidade celebra o Dia do Poeta (instituído no município através da lei n.3143/2015, pelo então prefeito Rodrigo Neves, em comemoração ao aniversário de nascimento de Luís Antônio Pimentel, 29 de março de 1912), a Niterói Livros passa a ter presença digital com perfis no Instagram e no Facebook. Os primeiros posts darão conta de apresentar o catálogo que está sendo produzido e que reúne os 61 títulos publicados nos últimos 28 anos.

Clique para ampliar
“Um dos precursores do haicai no Brasil, Luís Antônio Pimentel ‘tropicalizou’ as feições do gênero e criou também o haicai erótico, o engajado politicamente e o étnico. Foi o primeiro escritor brasileiro traduzido para o japonês que se tem notícia. Seu nome está em diversas obras de arte e vias pela nossa cidade, além de aparecer em diversas antologias com notória expressividade”, explica Chris Fuscaldo, Diretora da Niterói Livros.

A Niterói Livros publicou, em 2004, sob curadoria de Aníbal Bragança, suas obras reunidas, com trabalhos inéditos e trazendo à tona textos publicados em raras vezes, além dos clássicos já conhecidos. Outras obras como ‘Eles nasceram em Niterói’ e ‘Topônimos Tupis de Niterói’ também foram publicadas pelo selo editorial. A distribuição ampla e gratuita da obra de Pimentel conduziu a cidade, especialmente às instituições escolares, à redescoberta de seu olhar delicado e historiográfico para a cidade.

“O Dia do Poeta é uma data importante para mais este avanço do selo. Queremos abrir mais espaço para os escritores da cidade. Vamos propor concursos variados, de segmentos literários, como obra biográfica, por exemplo, contando histórias de personalidades”,

Luís Antônio Pimentel nasceu em 29 de março de 1912 em Miracema e faleceu, já centenário, em Niterói. Escritor, professor, jornalista e memorialista brasileiro, integrou diversas instituições acadêmicas e artísticas de nossa cidade, como a Academia Fluminense de Letras, a Academia Brasileira de Letras e o Grupo Mônaco de Cultura. Um dos escritores mais festejados no Oriente, sobretudo no Japão, é apontado por muitos estudiosos como o principal precursor da técnica do haicai no Brasil. Suas obras são marcadas pela delicadeza e pela construção lírica de memória literária. Pelo conjunto da obra e personalidade, foi escolhido para ter sua data de nascimento como o Dia do Poeta em Niterói.


Saiba mais:

Quem foi Luís Antônio Pimentel
Enciclopédia de Niterói, de Luís Antônio Pimentel



Tags:






Publicado em 25/03/2021

O Bonde de Niterói
História de um Pintor - contada por ele mesmo
São Domingos: berço histórico de Niterói
Adelino Magalhães
...E não conseguiram me fazer triste!
"Eles nasceram em Niterói" e "Topônimos tupis de Niterói"
Capítulos da Memória Niteroiense
Às margens plácidas do Rio Calimbá
Café Paris - Os precursores