Em 2012 a Niterói Livros lançou "Cinematographo em Nictheroy", obra de Rafael de Luna Freire, resultado de uma extensa pesquisa sobre a história do cinema na cidade de Niterói. O livro realiza um mapeamento das diversas salas de cinema que divertiram os niteroienses por longa data, incluindo o Cine Icaraí, bem tombado pelo Inepac em 2007 por ser um símbolo da cidade e por seu grande valor arquitetônico.

A escrita de Rafael de Luna também valoriza a maneira como outros processos impactaram o mundo do cinema em Niterói até a sua decadência, como a transferência da capital para o Rio de Janeiro, o crescimento urbano, a especulação imobiliária e as grandes transformações no centro da cidade.

Antes desses acontecimentos, Niterói era repleta de cinemas de rua, desde pequenos cômodos empoeirados a verdadeiros palácios com salas de projeção, que eram casa dos principais filmes nacionais e internacionais. Ler “Cinematographo em Nictheroy – História das salas de cinema de Niterói” irá transportar o leitor para um outro tempo, e provocar boas recordações naqueles que viveram aquela época.

“Por meio dessa pesquisa, narramos a própria história da reorganização da cidade, passando pela consolidação do Centro como zona comercial, a valorização dos bairros da Zona Sul, a decadência da Zona Norte industrial e a expansão na direção da Região Oceânica”, explicou Rafael de Luna

"Cinematographo em Nictheroy...” também trata com propriedade de questões como a passagem para o cinema sonoro, a chegada das telas panorâmicas, o advento do cinema drive-in e a recente implantação dos multiplexes nos shopping centers, trazendo uma importante contribuição para o aprofundamento da história da exibição cinematográfica no Brasil.

Clique para ampliar
    Apresentação

    “Cinematographo em Nictheroy” é um estudo panorâmico e abrangente sobre o papel do cinema na antiga capital do Estado do Rio de Janeiro, iniciando-se no final do século XIX e chegando até 2012. Baseado numa ampla pesquisa em arquivos e bibliotecas, o livro traz nomes, datas e endereços do grande número de salas de cinemas onde os niteroienses puderem se encantar com os mais variados filmes ao longo dos mais de 100 anos da chamada “sétima arte”. O autor explora os aspectos sociais, econômicos e afetivos associadas ao hábito de ir ao cinema.

    O conforto das salas, o preço dos ingressos, o comportamento do público, a localização dos cinemas, entre outros temas, são discutidos e apresentados sob uma perspectiva histórica. O livro oferece uma importante contribuição para o aprofundamento da história da exibição cinematográfica no Brasil, tratando com propriedade de questões como a passagem para o cinema sonoro, a chegada das telas panorâmicas, o advento do cinema drive-in e a recente implantação dos multiplexes nos shopping centers.

    Além disso, por meio da trajetória de aberturas e fechamentos das salas de cinema de Niterói, traça uma história da evolução urbana da cidade: a consolidação do Centro como zona comercial, o adensamento dos bairros da Zona Sul, a decadência da Zona Norte industrial, e a expansão na direção da Região Oceânica. “Cinematographo em Nictheroy – História das salas de cinema de Niterói” foi viabilizado com os recursos de Seleção Pública de Projetos para apoio financeiro na área de Memória e Patrimônio por meio da Chamada Pública nº 024/2011- MEMÓRIA FLUMINENSE – Livros de História e Patrimônio Cultural local ou regional – Edição 2011, do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) / Secretaria de Estado de Cultura / Governo do Rio de Janeiro, lançado em coedição com a Niterói Livros.

    Marcos Sabino

(Presidente da Fundação de Arte de Niterói)




Ficha Técnica

Cinematographo em Nictheroy – História das salas de cinema de Niterói

Autor: Rafael de Luna Freire

Ano de Edição: 2012
Número de páginas: p. 264
Pesquisa de imagem: Rafael de Luna Freire
Revisão: Rachel Alves
Diagramação e design: Isabel de Luna Freire

Ficha Institucional


Jorge Roberto Silveira - Prefeito de Niterói
Claudio Valério Teixeira - Secretário de Cultura
Cassio Tucunduva - Subsecretário de Cultura
Dalto Roberto Medeiros - Subsecretário de Planejamento Cultural

Marcos Sabino - Presidente da Fundação de Arte de Niterói
Francisco Aguiar - Superintendente Cultural
Ivan Macedo - Superintendente Administrativo
Margareth da Luz - Diretora de Niterói Livros


Tags:






Publicado em 01/03/2012

O Bonde de Niterói
História de um Pintor - contada por ele mesmo
São Domingos: berço histórico de Niterói
Adelino Magalhães
...E não conseguiram me fazer triste!
"Eles nasceram em Niterói" e "Topônimos tupis de Niterói"
Capítulos da Memória Niteroiense
Às margens plácidas do Rio Calimbá
Café Paris - Os precursores