Em 1993, a Prefeitura Municipal de Niterói, por meio da Fundação Niteroiense de Arte (Funiarte) criou o selo editorial Niterói Livros, que tinha como objetivo lançar obras que tenham a cidade de Niterói como referência. E para inaugurar o projeto, foi lançada a segunda edição da obra "Da Vila Real da Praia Grande à Imperial Cidade de Niterói" do historiador José Antônio Soares de Souza.

José Antônio Soares de Sousa (1902-1983), dedicou a Niterói sua mais brilhante, e apaixonada obra: Da Vila Real da Praia Grande à Imperial Cidade de Niterói. Coube à Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, onde o autor publicou mais 32 obras, a 1ª edição deste importante trabalho em 2 volumes, nos anos de 1974 e 1976. Fez mais do que uma nova impressão, o livro foi reeditado, ganhou um projeto gráfico contemporâneo e teve grande parte do registro iconográfico refotografado graças à localização dos originais. Enfim, um trabalho de equipe à altura da preciosidade histórica da obra.

Clique para ampliar
Desde o alvará de 10 de maio de 1819, que elevou a povoação de São Domingos da Praia Grande à categoria da vila com o nome de Vila Real da Praia Grande, cada passo da criação de nossa cidade é acompanhado pelo autor.

O livro descreve o plano de urbanização da Vila Real baseado na Planta de Pallière; passa pelo ato adicional de 1834 cuja consequência foi a escolha de Niterói para capital da província do Rio de Janeiro; pelo seu primeiro presidente, Joaquim José Rodrigues Torres, visconde de Itaboraí, e detalha aspectos sociais e culturais.

Com a publicação desta obra, lançamos o projeto Niterói Livros que objetiva, em sua fase implantação, reeditar publicações de alto valor histórico que estão esgotadas, iniciando um mergulho pela riqueza de nosso passado, captado em fatos cotidianos típicos, curiosos e singelos que somente autores como José Antônio Soares de Souza podem traduzir em letra de forma.


    Apresentação

    É com imenso prazer que apresentamos ao público o primeiro lançamento da Niterói Livros – um projeto da Prefeitura de Niterói, através da Fundação Niteroiense de Arte – Funiarte. Após o sucesso da Niterói Discos, resolvemos estender à área editorial o investimento cultural que temos feito em nosso município, com publicações que venham enriquecer e resgatar a memória niteroiense.

    Muito nos honra inaugurar a Niterói Livros com o título Da Vila Real da Praia Grande à Imperial Cidade de Niterói do digníssimo historiador José Antônio Soares de Souza. Trata-se de um trabalho encantador e fabuloso, que detalha o nascimento de nossa cidade em múltiplos aspectos.

    Vale destacar o projeto de urbanização da Praia Grande, baseado na belíssima planta desenhada pelo pintor francês Arnaud-Julien Pallière em 1820, que recebeu o nome de "Plano da Edificação da Vila Real da Praia Grande" , Não foi por acaso que a regência elegeu a Vila Real da Praia Grande, capital da província; em pouco mais de dez anos, a vila já era admirada em relatos de viajantes – o alemão Böshe, por volta de 1829, a denomina a Fontainebleau brasileira.

    Graças a um exaustivo e sério trabalho de pesquisa, Da Vila Real da Praia Grande à Imperial Cidade de Niterói, torna-se uma fonte de referência obrigatória não apenas para niteroienses, mas para todas as pessoas sensíveis às questões do homem e sua histórica relação com as cidades.

    João Sampaio
    Prefeitura de Niterói




Ficha Técnica

Obra
Da Vila Real da Praia Grande à Imperial Cidade de Niterói

Ano
1993

Autor
José Antônio Soares de Souza

Consultoria
Carlos Mônaco

Preparação de Originais
Luiz Carlos Veiga

Pesquisa
Chélen Fisher Lemos

Revisão
Ana Maria Paiva

Fotos
César Barreto

Design Gráfico
Anita Santoro e Luiz Alberto Lorena

Editoração Eletrônica
Camilo Eduardo

Fotolitos
Projeta

Número de Páginas
472

Ficha Institucional

Prefeito de Niterói
João Sampaio

Presidente da Fundação Niteroiense de Arte
Luiz Antonio de Farias Mello

Niterói Livros

Direção Executiva
Ivan Macedo Vianna

Direção Editorial e Produção Gráfica
Margareth da Luz Coelho

Produção Executiva e Pesquisa Histórica
Maria Auxiliadora Saad Silveira


Tags:






Publicado em 0000-00-00

O Bonde de Niterói
História de um Pintor - contada por ele mesmo
São Domingos: berço histórico de Niterói
Adelino Magalhães
...E não conseguiram me fazer triste!
"Eles nasceram em Niterói" e "Topônimos tupis de Niterói"
Capítulos da Memória Niteroiense
Às margens plácidas do Rio Calimbá
Café Paris - Os precursores