Em 2014, a Niterói Livros, participou da publicação do projeto "Criando a Niterói do Amanhã", organizado pela Secretaria de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e Fundação Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia.

Iniciativa inédita, contou com o envolvimento de aproximadamente 5 mil alunos do 1º ai 9º ano do ensino fundamental. A obra, feita pelos próprios alunos, é uma coletânea de textos e ilustrações que mais se destacaram no concurso realizado por ambas as secretarias na rede municipal.

Editorial

Clique para ampliar
Até 2033, Niterói será a melhor cidade do Brasil para se viver e ser feliz. Com foco neste objetivo, construímos o Plano Estratégico Niterói que Queremos, uma parceria entre o governo, iniciativa privada a sociedade, o qual será a carta de navegação balizadora das ações de todos os órgãos de gestão municipal até o final de 2016. Deve, nesse sentido, ser apropriado por todos os niteroienses, visando garantir sua continuidade até 2033.

O diálogo com a sociedade extrapolou os limites da clássica participação, uma vez que o plano se pautou, em grande parte, por ampla consulta à população, por meio de uma pesquisa de opinião via internet, realizada pelo Congresso Niterói que Queremos, através da pesquisa qualitativa com 40 personalidades de diversas áreas e por intermédio do concurso de desenho, redação e redação ilustrada nas escolas municipais.

Por sinal, nesta última iniciativa reside a imensa satisfação de termos contado com a entusiasmada participação de cerca de 5 mil alunos da nossa rede municipal de ensino.

Clique para ampliar
O resultado mais importante, porém, é que os trabalhos apresentados pelas crianças e adolescentes demonstraram perfeita sintonia com a percepção dos adultos. Todos os problemas de Niterói que vinham sendo apontados pela internet e nas entrevistas qualitativas foram ratificados pelas crianças em várias redações, inúmeros desenhos e incontáveis redações ilustradas.

Esse é um dado relevante, pois essas crianças serão as beneficiárias diretas de um plano estratégico cujos resultados serão avaliados dentro de 20 anos, quando elas próprias estarão colhendo seus frutos, consequência da sua participação efetiva nesse estudo.

Assim, se buscou que cada cidadã e cidadão niteroiense se reconhecessem nas propostas contidas no Plano, orgulhando-se de deixar legados para as próximas gerações e permitindo que cada um possa se ver como agente construtor de Niterói do futuro, de uma cidade onde se tenha o desejo de viver e ser feliz.

Rodrigo Neves Prefeito de Niterói



Ficha Técnica

Obra
Criando a Niterói do Amanhã

Ano de Edição
2014

Número de páginas
p.151


Ficha Institucional

Rodrigo Neves
Prefeito

Axel Grael
Vice Prefeito

Arthur Maia
Secretário de Cultura de Niterói

André Diniz
Presidente da Fundação de Arte de Niterói (FAN)

Patricia Audi
Secretária de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle

Flavia Monteiro de Barros Araújo
Secretária de Educação, Ciência e Tecnologia








Publicado em 0000-00-00

O Bonde de Niterói
História de um Pintor - contada por ele mesmo
São Domingos: berço histórico de Niterói
Adelino Magalhães
...E não conseguiram me fazer triste!
"Eles nasceram em Niterói" e "Topônimos tupis de Niterói"
Capítulos da Memória Niteroiense
Às margens plácidas do Rio Calimbá
Café Paris - Os precursores