Em 1998, Prefeitura de Niterói, por meio da Niterói Livros, lançou a obra "Riscando o solo", de Maristela Chicharo de Campos, que analisa o modelo arquitetônico e urbanístico adotado no Primeiro Plano de Edificação para a Vila Real da Praia Grande, durante o reinado de D. João VI.

O estudo, feito por José Antônio Soares de Souza, segue dois caminhos: o da análise do modelo urbanístico/arquitetônico adotado na elaboração do núcleo urbano em questão; e o das normas de controle e disciplinarização social implícitas no plano, descrevendo, em detalhes, as melhorias urbanas promovidas pelas obras públicas, bem como os aspectos culturais relevantes do período.

Clique para ampliar
Dividido em três capítulos, o primeiro denominado "Da povoação da Praia Grande à cidade de Nictheroy" traça um panorama bem mais extenso do que o período proposto para análise. Isto foi feito a fim de que tenhamos uma rápida compreensão do desenvolvimento da região da Praia Grande, ao longo do tempo. O segundo capítulo "O Plano de Edificação para a Vila Real da Praia Grande: urbanismo e iconografia" é composto por uma análise bipartida.

Num primeiro momento, acompanha o desenvolvimento dos traçados urbanos, notadamente a partir de renascença, até o Barroco, procurando encontrar as origens teóricas do traçado elaborado para a Praia Grande. Num segundo momento, analisa o Plano sob o ponto de vista iconográfico, dando-lhe um novo enfoque, isto porque, na maioria dos trabalhos historiográficos, a imagem aparece como mera ilustração. E, por fim, o terceiro capítulo "Disciplinarização do espaço e normas de convívio social", demonstra paralelamente à tentativa do poder público de modificar a configuração espacial do centro da Vila, pode ser detectado uma tentativa de controle do espaço urbano e, consequentemente, de disciplina de seus habitantes e de todas as pessoas que por ele transitavam.


Apresentação

Maristela Chicharo de Campos estuda o modelo arquitetônico e urbanístico adotado no primeiro Plano de Edificação para a Vila Real da Praia Grande, hoje Niterói, longe de enaltecer o passado, a autora analisa e reconstrói parte pouco conhecida da história da cidade, realizando o que há de melhor na história regional: a capacidade de aliar a utilização de uma ampla gama de fontes primárias à reflexão sobre o processo de urbanização.

Clique para ampliar
Baseada nas teorias sobre a construção das cidades, a autora identifica os elementos de "afrancesamento" das concepções urbanísticas do Brasil. O Plano de Edificação para a Vila Real da Praia Grande é, nesse sentido, emblemático. Analisando as normas de convívio social e controle do espaço público. Revela os esforços empreendidos pela Câmara Municipal em estabelecer normas de conduta, controle e disciplina que fizessem jus a uma cidade idealmente planejada. Não se trata, portanto, de registrar uma memória sobre Niterói, Maristela faz história num estilo que procura refletir sobre as múltiplas dimensões do poder expressas nos traçados do plano de edificação. Vale dizer: as implicações, tanto sociais quanto políticas, da transformação do espaço.

Resta parabenizar a Prefeitura de Niterói por mais esta publicação da Niterói Livros – projeto editorial desenvolvido pela Fundação de Arte Niterói (FAN) – que vem enriquecer a bibliografia niteroiense.

Márcia Maria Menendes Motta



Palacete de D. João VI. Clique para ampliar.






Ficha Técnica

Obra
Riscando o solo

Autor
Maristela Chicharo de Campos

Editoria
Margareth da Luz

Revisão
Walker Kattenbach

Capa
Dupla Design

Editoração Eletrônica
Julio Cesar Costa

Ano de Edição
1998

Número de páginas
p.352

Tamanho das páginas
14x21cm


Clique para ampliar.




Ficha Institucional

Jorge Roberto Silveira
Prefeito de Niterói

Marcos Gomes
Secretário de Municipal de Cultura

Claudio Valério Teixeira
Presidente da Fundação de Arte de Niterói

Ivan Macedo Viana
Superintendente da Fundação de Arte de Niterói

Margareth da Luz
Coordenadora da Niterói Livros


Tags:






Publicado em 0000-00-00

O Bonde de Niterói
História de um Pintor - contada por ele mesmo
São Domingos: berço histórico de Niterói
Adelino Magalhães
...E não conseguiram me fazer triste!
"Eles nasceram em Niterói" e "Topônimos tupis de Niterói"
Capítulos da Memória Niteroiense
Às margens plácidas do Rio Calimbá
Café Paris - Os precursores