A 1ª Mostra Curta Niterói apresenta os filmes selecionados para exibição às terças feiras, de 15 de junho a 31 de agosto. A Mostra tem como objetivo estimular a produção audiovisual e projetar ao grande público o melhor da produção nacional de curtas-metragens.

Ao todo, a Curta Niterói contou com 141 inscritos no perído de 11 de abril a 14 de maio. Os 12 filmes selecionados, divididos em três temas - "Livre", "Pandemia" e "Niterói" -, serão exibidos gratuitamente fazendo uso das tecnologias de exibição que são cada vez mais acessíveis do grande público, através dos canais virtuais da Fundação de Arte de Niterói.

Além de difundir a produção audiovisual brasileira, proporcionando ao público uma programação de qualidade, uma das características da Mostra será a de promover a interação entre os realizadores dos filmes e o público, que terão suas perguntas e questões respondidas pelos realizadores dos filmes.


Curadoria

Três nomes importantes no meio cinematográfico foram os curadores desta edição: o cineasta, Clementino Junior; a jornalista e crítica de cinema, Roni Filgueiras; e Rosa Miranda, formada em licenciatura em cinema e audiovisual.

PROGRAMAÇÃO

Terça, 15 de junho
MURADA, Ralph Campos, Niterói/Bento Ribeiro, RJ
Tema Pandemia

Para superar o distanciamento social, Dona Odete, 60 anos, uma senhora aposentada, passa seus dias se dedicando à rádio comunitária do bairro. Quem sofre todos os dias com o barulho da rádio dela é o seu vizinho de muro, Chico, 25 anos. Ele é um ator de teatro que se mudou para Bento Ribeiro há apenas três meses e está sem perspectiva para voltar aos palcos. Os dias vão passando e mesmo isolados, esses vizinhos vão precisar resolver as suas diferenças, na tentativa de suportar a quarentena. O filme é inédito em festivais.


Terça, 22 de junho
PORTUGAL PEQUENO, de Victor Quintanilha – RJ
Tema Niterói

Jonatan é MC Xerelete e seu sonho é um dia ser um cantor de funk famoso e dar para ele e seu pai a vida cômoda que a publicidade lhe vende. Enquanto isso não acontece, os dois trabalham pescando na baía de Guanabara, encarando as responsabilidades e obstáculos que a realidade lhes impõe.

Participou dos Festivais: 31º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo / Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro / 2021 Clermont-Ferrand International Short Film Festival / XVI Panorama Internacional Coisa de Cinema / VIII Festival de Finos Filmes / 49th Huesca International Film Festival; Prêmios: 2021 Clermont-Ferrand International Short Film Festival - Menção Especial do Júri / XVI Panorama Internacional Coisa de Cinema - Prêmio Especial do Júri e Melhor Curta Júri Popular.





Terça, 29 de junho
ÁUREA, de Hewelin Fernandes – BA
Tema Livre

O filme mostra o encontro da parteira Áurea e o médico Áureo, que juntos fizeram mais de 100 partos domiciliares na comunidade do Vale do Capão, distrito de Palmeiras, Chapada Diamantina, Bahia. O encontro reúne duas sabedorias que se fundem, o conhecimento tradicional de Dona Áurea com o pensamento científico de Dr. Áureo. Inédito em festivais.


Terça, 6 de julho
DIAS DE QUARENTENA, de Davidson Davis Candanda, RJ
Tema Pandemia

Uma família tenta se adaptar à quarentena para combater o novo coronavírus (Covid-19) enquanto o presidente Jair Bolsonaro quer relaxar as medidas de isolamento social para não prejudicar a economia brasileira. Festivais: Mostra do Filme Livre 2020, Cine Tamoio - Festival de São Gonçalo 2020; e Panoramica - festival de cinema latino-americano em Estocolmo/2020





Terça, 13 de julho
NANA & NILO NA CIDADE VERDE, Sandro Lopes – Duque de Caxias
Tema Niterói

Nana, Nilo e Alice viajam para o futuro para conhecerem um lugar incrível, a Cidade Verde, onde a sabedoria de povos indígenas e quilombolas ensinam a cuidar do Meio Ambiente através dos princípios tekoporã e ubuntu. Festivais: 14º Curta Taquary; Festival Cinema Negro em Ação.


Terça, 20 de julho
DISTOPIA, de Lilih Curi – BA
Tema Livre

Esta noite pode ser uma eternidade para Lúcio. O relacionamento com o seu pai está impregnado de lembranças terríveis. O filme participou de diversos festivais nacionais e internacionais. O curta participou de diversos festivais nacionais e internacionais. Prêmios: 53º Festival De Brasília Do Cinema Brasileiro - Mostra Oficial Melhor Som (Anna Luísa Penna, Emílio Le Roux e Fredshon Araújo); The Horror Movie Awards / Seattle - EUA Prêmio: Silver Tier - Best Film; 3rd Edition of the Detective Crime Thriller Film Festival / The Crime Story Fest / EUA Prêmio: Best Live Introduction to Lilih Curi; BIMIFF - Brazil International Monthly Independent Film Festival / RJ - Brasil e EUA Prêmios: - "Best Actor of Brazilian Short Film" to Tiago Querino - "Best Editing of Brazilian Short Film" to Wallace Nogueira - "Best Sound Design of Brazilian Short Film" to Fredshon Araújo; 20ª CURTA-SE 20 – Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe - Mostra Competitiva Nacional / Alagoas Prêmio: Melhor Ator para Tiago Querino.


Terça, 27 de julho
107, Pedro Ladeira – DF
Tema Pandemia

A aceitação da morte, o medo da pandemia e a necessidade de estar perto são dilemas colocados nesse autorreferencial, quando a piora na saúde de um avô centenário faz seu neto viajar atrás de respostas. Festivais: 20° CURTA-SE - Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Aracaju, SE, Brasil, 2021); 1° SEFIVAL - Sietar Espanã Film Festival (Valência, Madrid; Barcelona; Málaga; Pamplona, Espanha, 2021).





Terça, 03 de agosto
MEU MELHOR AMIGO, de Felipe Soares – Niterói, RJ
Tema Niterói

"Meu melhor amigo" apresenta a história de um assíduo comprador de peixe e frequentador do Mercado São Pedro e seu vendedor preferido. Através do texto e narração do Luiz Cláudio Latgé, o curta proporciona a experiência de estar e andar no corredor do tradicional mercado de peixe de Niterói. Inédito em Festivais.


Terça, 10 de agosto
DESCOMPOSTURA, de Alline Torres, Anaduda Coutinho, Marcio Plastina e Victor Alvino – RJ
Tema Livre

Descompostura é um filme experimental com imagens em movimento de mulheres e jovens negras registradas, enquanto trabalhavam, sob uma estética da fratura. Seus corpos foram posicionados pelos olhos dos homens brancos das classes médias como se fossem partes que serviam de escora, suporte e de espectadoras das vidas que dependiam delas. O filme desarranja esta estética visual. Faz ver que, entre quem registrava e entrava, marginalmente, em foco, havia o olhar feminino negro. Que encarava, numa afronta, a câmera, demonstrando afirmação, contestação e constrangimento. Melhor filme pelo júri popular e pelo júri técnico da Mostra Lanterna Mágica do Arquivo em Cartaz 2020 - Festival Internacional de Cinema de Arquivo.


Terça, 17 de agosto
FELIZ ANIVERSÁRIO, Patrícia Cordeiro e Briele Fernanda – RJ
Tema Pandemia

No isolamento social, Monalisa decide começar a fazer streaming para jogar e conhecer pessoas novas. Mas, alguém vai longe demais ao tentar se aproximar dela no dia de seu aniversário.


Terça, 24 de agosto
SAUDADES DE AMÉLIA, de Gaboroto - Niterói, RJ
Tema Niterói

Enquanto lida com o aflorar da curiosidade de suas novas vizinhas de condomínio, Amélia recebe uma carta inusitada de um país estrangeiro. Um convite para encarar a profusão de peripécias do tempo. Ganhador do prêmio Melhor Filme do Edital Elipse. Festival Fora da Gaveta - 2020 Urbanocine - 2020 Mostra Outro Rio - 2020 Cindie Festival - 2020.


Terça, 31 de agosto
SOBRE NOSSAS CABEÇAS, de Susan Kalik e Thiago Gomes – BA
Tema Livre

Cícero perdeu seu irmão para o ódio racial. Agora, seu cunhado quer salvá-lo do mesmo destino, levando-o a força para outro lugar. Participou de diversos festivais nacionais e internacionais: 13° LABRFF - Los Angeles Brazilian Film Festival (Los Angeles, EUA, 2020); 6° TERROR CÓRDOBA – Festival Internacional de Cine de Terror Y Fantástico (Córdoba, Argentina, 2020); 11° The Hollywood First Time Filmmaker Showcase (Hollywood, California, 2020). Prêmio CTAV; Prêmio Mistika; Prêmio Tanu - Melhor Roteiro, Ator Coadjuvante (Danilo Mesquita); 2° Inhapim Cine Festival (Inhapim, MG, Brasil, 2021).








Publicado em 09/06/2021