A 1ª Mostra Curta Niterói está com inscrições abertas para o recebimento de curtas-metragem entre os dias 12 de abril e 14 de maio.

Seguindo o formato virtual, a Mostra tem o intuito de estimular a produção audiovisual e projetar ao grande público o melhor da produção nacional de curtas-metragens.

Faça sua inscrição aqui

Para participar com seu filme é fácil, as inscrições são para filmes de até 20 minutos, de todos os gêneros e produzidos a qualquer ano. Serão selecionados 12 curtas, 4 filmes para cada um dos seguintes temas: Curtas realizados sobre Niterói ou em Niterói; Curtas sobre a pandemia; e Curtas de temas livres.

Os curtas selecionados serão exibidos gratuitamente durante a Mostra Curta Niterói de maneira virtual, fazendo uso das tecnologias de exibição que são cada vez mais acessíveis do grande público, através dos canais virtuais da Fundação de Arte de Niterói.

Além de difundir a produção de curtas brasileiros proporcionando ao público uma programação de qualidade, uma das características da Mostra será a de promover a interação entre os realizadores dos filmes e o público, que terão suas perguntas e questões respondidas pelos realizadores dos filmes.

Curadoria

Três nomes importantes no meio cinematográfico serão os curadores desta edição: o cineasta, Clementino Junior; a jornalista e crítica de cinema, Roni Filgueiras; e Rosa Miranda, formada em licenciatura em cinema e audiovisual.

Clementino Junior – cineasta, doutorando e mestre em educação. Educador audiovisual e fundador do CAN – Cineclube Atlântico Negro.

Roni Filgueiras – jornalista, crítica de cinema, membro da Abraccine, Fipresci e Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema. É uma das autoras de ‘Mulheres Atrás das Câmeras: Cineastas Brasileiras de 1930 a 2018’, finalista do Prêmio Jabuti 2020, mestre em comunicação pela UERJ, doutoranda na ECO UFRJ.

Rosa Miranda – formada em licenciatura em cinema e audiovisual pela UFF, mestranda em cinema no PPGCINE – programa de pós-graduação em cinema e vídeo da UFF. Foi suplente da Setorial de Audiovisual no Conselho Municipal de Políticas Culturais de Niterói. É militante do Coletivo Quilombo Virtual das Artes e Cultura de Niterói. Militante do MNU NITERÓI. Associada da Associação de Profissionais do Audiovisual Negros APAN. Curadora de mostras e festivais de cinema, roteirista, produtora, cineasta e arte educadora.












Publicado em 09/04/2021