Clique para ampliar
Como parte do projeto "Niterói Filmes nas Escolas", o Núcleo de Cultura e Educação e a Niterói Filmes, preparam uma sessão especial de cinema para a petizada. Nesta quinta-feira 28 de maio, às 10h, os alunos da Escola Municipal Professor Dario de Souza Castello, em Itaipu, poderão assistir ao longa infantil "Garoto Cósmico", que tem a direção de Alê Abreu.

O filme teve a participação de diversos atores e cantores brasileiros, como Raul Cortez, Arnaldo Antunes, Vanessa da Mata, Wellington Nogueira e Belchior, nas vozes dos personagens.

Cósmico, Luna e Maninho são crianças de um mundo futurista, onde as vidas são totalmente programadas. Certa noite, buscando mais pontos para obterem um bônus na escola, os três perdem-se no espaço e descobrem um universo infinito, esquecido num pequeno circo. Depois de muita brincadeira e tantas novas experiências o mundo da programação envia um representante especial para resgatá-los. É hora de escolherem seus próprios caminhos.

A proposta principal era fazer alguma coisa bem diferente das animações comerciais. Uma aventura movimentada e divertida, com pitadas musicais e um tempero pedagógico. Para tanto, foram chamados roteiristas experientes, como Sabina Anzuategui (Desmundo) e Daniel Chaia (Bens Confiscados), além do músico e educador Gustao Kurlat, que desenvolve um trabalho que mistura arte e educação. Kurlat responde também pela trilha sonora.

Alê de Abreu criou um universo com diversas referências da ficção-científica, entre elas Metrópolis, de Fritz Lang (a questão da automatização), aliados ao visual clean de THX 1138, de George Lucas, que trata de um tema semelhante, a busca da liberdade em meio ao mundo condicionado.

Clique para ampliar.


O filme foi concluído em 2007 e desde então circula pelo mundo. Foi exibido em festivais e mostras para as mais diferentes plateias em diversos países, processo que levou mais de 100 mil espectadores a assistirem ao filme.?No circuito comercial, ficou em cartaz nos cinemas do Brasil em 2008 sendo assistido por cerca de 140 mil pessoas, e também entrou em cartaz na Índia e na Venezuela.? Em 2008 o filme foi lançado em DVD e transformado em livro, lançado pela FTD.

Alê de Abreu

Desenhista, cineasta e artista plástico, o paulista Alê de Abreu deu seus primeiros passos no Museu da Imagem e do Som, realizando seu primeiro primeiro filme: "Memória de Elefante", em 1984. Na década de 1990, formou-se em comunicação e produziu os curtas metragens "Sírius" (1993) e "Espantalho" (1998). Trabalhou na área de publicidade e executou ilustrações para revistas, jornais e livros. Em 2008 lançou "Garoto Cósmico" (2007) e o curta "Passo" (2007).

Em 2007 foi o artista homenageado pelo AnimaMundi e em 2009 criou e dirigiu o piloto da série "Vivi Viravento" para o AnimaTV, da TV Cultura. Em 2010 lançou seu segundo livro como autor, o infantil "Mas Será que Nasceria a Macieira?", em parceria com Priscilla Kellen. Ainda em 2010 foi o artista convidado a criar a imagem dos 18 anos de AnimaMundi. Em 2014 lançou "O Menino e o Mundo", obtendo menção especial do júri no Ottawa International Animation Festival.


Serviço

"Garoto Cósmico", cinema
Data: 28 de maio de 2015
Horário: 10h
Classificação etária: Livre
Entrada Franca

L?ocal:? Escola Municipal Professor Dario de Souza Castello
Rua Professora Alice Picanço, 21 - Itaipu - Niterói - RJ?


Tags:






Publicado em 10/05/2015