Guitarrista, Alex Moura Martinho nasceu em Niterói a 07 de julho de 1971. Formado em Economia pela Universidade Federal Fluminense, estudou, também, teoria e harmonia na Rio Música, e guitarra no Musicians Institute (GIT), em Los Angeles, Estados Unidos, onde se graduou com "honors" em 1992. Lá, começou seu trabalho instrumental .

De volta a Niterói, gravou, pelo Selo Niterói Discos em 1994, um CD bastante elogiado pela crítica em geral: "Alex Martinho", indicado para o Prêmio Sharp de Música.


Sobre este CD, a revista "Rock Brigage" escreveu em 1995:
    "Na explosão do rock pesado no Brasil, infelizmente, o estilo instrumental ainda é pouco entendido. Mas se é por falta de músicos, não há mais preocupações. Após tantas feras americanas e européias assolarem o Brasil, é hora de abrirmos os olhos para o carioca Alex Martinho, uma das maiores promessas da guitarra nacional. Num projeto apoiado pela prefeitura de Niterói (selo Niterói Discos), o guitarrista lançou ano passado seu primeiro CD, auto-intitulado. Numa viagem musical de 11 músicas com vastas influências de hard rock, clássico, jazz e progressivo, Martinho não só surpreende pela técnica e sentimento, como também pelo trabalho de vanguarda no Brasil. "

    "A guitarra é meu meio de comunicação com as pessoas", diz ele sobre seu espírito de músico. "Eu posso falar, tocar e escrever para me expressar. Ao vivo ou em estúdio, procuro entregar meus sentimentos com minha guitarra."

    O trabalho de guitarras, baixos, baterias, teclados, flautas e gaitas permite que o CD de Martinho agrade não só rockeiros mais exigentes, como também músicos de outros estilos. Segundo o guitarrista, a complexa instrumenta do álbum fora moldada nos dias em que esteve nos Estados Unidos. A dificuldade para encontrar vocalistas e o gosto pela expressão da guitarra fizeram ele se estabilizar como músico instrumental.

    Influenciado por bandas antigas como Pink Floyd, Yes e Queen, e músicos contemporâneos como Eddie Van Halen, Steve Vai e Joe Satriani, Martinho procura apagar o estigma que guitarrista instrumental brasileiro é produto do exterior. "Não me guio por apenas uma influência quando componho", diz ele. "Assimilo um pouco de tudo, como flamenco, hard rock e jazz. Por ser um trabalho instrumental, pode haver coisas que lembrem outros guitarristas. Se fosse por cópia, o blues é um estilo do século passado e até hoje as pessoas o tocam igual. Algumas pessoas não entendem que é difícil fazer um álbum instrumental totalmente diferenciado. Jazz, blues e reggae sempre têm os mesmos estilos e compassos. Fico meio chateado quando me comparam a outros guitarristas. Essas pessoas não entenderam minha proposta ou escutaram meu álbum com má vontade."

    No momento, além de divulgar o CD, o guitarrista procura uma gravadora para lançar seus próximos trabalhos. Alex Martinho, naturalmente, pode vir a estabelecer a música instrumental como um mercado viável no Brasil.


    Leia mais em:

    Saiba mais sobre Alex Martinho
    Selo Niterói Discos aposta no instrumental


    Tags:

    1

    /

    5

    title.mp3

    Artist name

    Composer name


    Ficha Técnica

    Gravado e mixado no Estúdio Soundtrack, RJ
    Alex Martinho - Guitarras e violões
    Fabio Lessa - Baixo
    Rodrigo Martinho - Bateria e Percussão

    Produtor: Francisco Aguiar
    Técnico de Gravação: Beto Pimentel
    Masterização: Pró-Master Digital Mastering


    Ficha Institucional

    Prefeito de Niterói: Jorge Roberto da Silveira
    Presidente da Fundação de Arte de Niterói: Luiz Antonio Mello
    Coordenador da Niterói Discos: Paulo Renato Rocha






    Publicado em 02/07/2013