Natural de Sorocaba (SP), Evandro Rodriguese é bacharel em Regência Orquestral pela Faculdade Santa Marcelina, tendo sido orientado pelo maestro Emiliano Patarra. Aperfeiçoou-se em Regência Coral com Altamiro Bernardes e, em Regência Orquestral, com Roberto Tibiriçá.

Posteriormente, participou como aluno executante nas masterclasses de regência orquestral com o maestro Isaac Karabtchevsky, na Mostra Internacional de Música em Olinda - MIMO (Recife - 2009, 2010, 2011 e 2014). Com o maestro Ricardo Rocha, aperfeiçoou-se em Técnica, Análise e Regência de Ópera, no Rio de Janeiro.

Em 2015, concluiu o curso superior de direção na Atlantic Coast Orchestra International Conducting Academy, em Portugal, participando de masterclass e aulas regulares com os maestros Luis Miguel Clemente (PT), Colin Metters (UK), Roberto Fiore (IT) e Jaime Branco (PT), tendo a oportunidade, depois, de dirigir a Atlantic Coast Orchestra e a Orquestra Nacional de Sopros. Além disso, é Coach em Performance Comportamental, com formação pela SILCoaching - Sociedade Internacional de Liderança e Coaching.

Em sua carreira artística, atuou à frente de conjuntos sinfônicos como a Orquestra Sinfônica Heliópolis, Orquestra Sinfônica Municipal de Sorocaba, a Orquestra Filarmônica Jovem de Sorocaba, Orquestra Bachiana Jovem, Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, e também com a Big Banda da Santa e Jacarandá Brazillian Jazz. Foi regente assistente da Orquestra Filarmônica Jovem de Sorocaba e regente titular do Coral Livre da FASM (Faculdade Santa Marcelina – SP), além de ter colaborado em diversos concertos com a Orquestra de Câmara L’Estro Armonico, em São Paulo.

Entre os anos 2008 e 2010, regeu mais de 90 concertos com os Corais Masculino e Juvenil da Cia. Brasileira de Alumínio do Grupo Votorantim. Em julho de 2009, conquistou o primeiro lugar no Concurso Nacional de Corais de Serra Negra, à frente do Coro Masculino CBA, e, no mesmo ano, obteve o segundo lugar no Mapa Cultural Paulista.

Suas habilidades técnicas foram evidenciadas na série de concertos da Finep – RJ, em que realizou a preparação do coro e conjuntos vocais da ópera Norma de Bellini, considerado um dos 10 melhores espetáculos musicais de 2011. Além disso, conta, em seu repertório, com a direção e a regência do coro da Cia. Lírica do Rio de Janeiro, com montagens, em 2011, das versões reduzidas de Attila e La Traviata, de G.Verdi, e Madama Butterfly, de G.Puccini.

No início de 2012, dirigiu a ópera Maria Tudor de Carlos Gomes, obtendo grandes elogios da crítica especializada, voltando a figurar entre os 10 melhores espetáculos do ano. Atualmente, estuda regência orquestral, com o maestro Isaac Karabtchevsky, e regência de ópera, com Ricardo Rocha, além de atuar como regente da Cia. Lírica do Rio de Janeiro e da Orquestra Aprendiz, projeto cultural da Prefeitura de Niterói.

Em Maio de 2017, à frente da Orquestra Sinfônica Aprendiz, Rodriguese gravará um DVD com novas obras de compositores brasileiros, e outros já reconhecidos do repertório de música brasileira de concerto, com produção do IMMUB - instituto Memória Musical Brasileira e Patrocínio do Instituto CCR.



Tags:






Publicado em 03/08/2017

Orígenes
Rafael Vicente
Antonio Parreiras (1860-1937) Leia mais ...
Emanuel Monjardim
Thereza Brunet
Pinto Bandeira (1863-1896) Leia mais ...
Cândida Boechat
Ítalo Campofiorito (1933-2020) Leia mais ...
Anna Letycia Quadros (1929-2018) Leia mais ...