Ator, diretor teatral, professor e produtor cultural, Fabio Fortes nasceu em 14 de janeiro de 1973, no Rio de Janeiro, vindo posteriormente a morar em Niterói. É licenciado em Teatro/Habilitação em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2009).

Começou a fazer teatro em 1985, aos 12 anos, no Colégio são Vicente de Paulo (Niterói). A partir daí, participou do Grupo Dois Pontos, dirigido por Leonardo Simões, e Aldeia Mágica, com direção de Heraldo Portela, além de ter realizado trabalhos com Carlos Fracho e Raul Toledo, entre outros.

Produziu e participou das montagens de “O Mistério de Feiurinha” (2001-2002),"Várias Histórias” (2001), “Faz de Conta” (2001), “Uma Rapunzel no Meio da Rua” (2003-2004), “O Protesto do Abelhão” (2004) e “O Mistério do Circo Sorriso” (realizado por alunos do Curso de Odontologia da Universidade Salgado de Oliveira), entre outras. Também atuou em "Repulsa", de Roberto Souza, que ganhou o Prêmio de Melhor Esquete do Festival Tápias e Cabo Frio.

Foi assistente da diretora Eleusa Mancini na comédia infantil "O Fabuloso" (2004), dirigiu e coordenou a montagem de "Terror e Miséria no Terceiro Reich - Uma Exposição Coletiva" (2015-2016), além de ter participado de "A Festa de Mateus" (2016), direção de Ricardo Rocha, espetáculo que teve origem no Projeto Hiperdrama, idealizado por Fabio Fortes e Vivian Sobrino.

Para além dos palcos, fez parte de "Midena Para Assistir Antes de Mandar Alguém Pastar", vídeo feito durante o RioCenaContemporânea, em 2008, e do curta-metragem "Que Dia é Hoje?" (2007), de Sávio Junqueira, além de ter realizado participações em novelas, minisséries e seriados da Rede Globo, Rede Record e FOX.

Na área de docência, atuou como professor no Curso Técnico de Formação de Atores em Rio das Ostras, na Fundação Cultural de Casimiro de Abreu, no Curso Técnico de Formação de Bailarinos e no magistério do município de Mesquita e do Rio de Janeiro. Também deu aulas e oficinas de teatro no projeto AfroReggae – nos núcleos Parada de Lucas e Complexo do Alemão –, no Grupo Renascer – Teatro da Terceira Idade, na Funda Cultural Carpe Dien (Charqueadas – Porto Alegre/RS), no Projeto Vida Saudável, e nos Colégios Santa Mônica, São Vicente de Paulo, Miraflores e Centro Educacional de Niterói, além de ter sido coordenador da Escola de Teatro da Cia Gruta da Lua (São Gonçalo).

Entre 2005 e 2006, foi gerente do Setor Cultural do grupo MORHAN - Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase, realizando eventos e campanhas pelo estado do Rio de Janeiro, além de ter participado do I Encontro de Manifestações Artísticas pela Eliminação da Hanseníase, junto com Mato Grosso, Elke Maravilha e Priscila Fantini, no Teatro Jõao Caetano (RJ).

Fundou o grupo “Despretensiosos Cia Teatral” e foi idealizador do festival “Niterói em Cena”, realizado anualmente desde 2008 no Teatro Municipal de Niterói e no Teatro Popular, pela Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação de Arte de Niterói - FAN, com o objetivo de inserir a cidade no roteiro de grandes encontros teatrais do país.



Tags:






Publicado em 07/08/2015

Orígenes
Rafael Vicente
Antonio Parreiras (1860-1937) Leia mais ...
Emanuel Monjardim
Thereza Brunet
Pinto Bandeira (1863-1896) Leia mais ...
Cândida Boechat
Ítalo Campofiorito (1933-2020) Leia mais ...
Anna Letycia Quadros (1929-2018) Leia mais ...