Rubem César Fernandes é um antropólogo e escritor brasileiro, nascido em Niterói, em 25 de maior de 1943. Graduou-se em Filosofia pela Universidade de Varsóvia, Polônia e cursou o mestrado em História Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde foi membro do movimento estudantil. Concluiu o mestrado em 1969.

Sua obra “História Nova do Brasil”, escrita em colaboração com outros autores, causou problemas com o regime militar, o que o levou ao exílio. Na Universidade de Columbia (EUA), cursou mestrado em História do Pensamento Social, concluído em 1972, doutorando-se na mesma universidade em 1976, ano em que voltou ao Brasil.

Para combater a violência no Rio de Janeiro, fundou, em 1993, a ONG Viva Rio, cuja meta é a pesquisa e a formulação de políticas públicas, com o objetivo de promover a cultura de paz e o desenvolvimento social. A organização desenvolve campanhas de paz e projetos sociais em cinco áreas: direitos humanos e segurança pública, desenvolvimento comunitário, educação, esportes e meio ambiente. Atua em favelas e comunidades de baixa renda em parceria com diversas entidades locais.

Lecionou em diversas instituições e veio a ser Diretor Executivo do Viva Rio, coordenador de pesquisa sobre violência urbana do ISER e consultor do Ibase. Além disso, foi autor de diversos títulos nas áreas de Direitos Humanos.



Tags:






Publicado em 0000-00-00

Orígenes
Rafael Vicente
Antonio Parreiras (1860-1937) Leia mais ...
Emanuel Monjardim
Thereza Brunet
Pinto Bandeira (1863-1896) Leia mais ...
Cândida Boechat
Ítalo Campofiorito (1933-2020) Leia mais ...
Anna Letycia Quadros (1929-2018) Leia mais ...