A banda niteroiense Kapitu surgiu em 2008, formada inicialmente por Yuri Corbal, Felipe Viana (o "Jahba"), Irlan Guimarães e Rafael Marcolino. Trazendo referências diversas do Rock nacional e internacional, do clássico ao moderno, além de Blues e R’n’B, a banda trabalha com composições próprias e chegou a ser considerada uma das mais atuantes do cenário independente de Niterói.

Em 2012, a banda foi finalista do WebFestValda, realizado no Circo Voador, e Yuri Corbal levou o prêmio de melhor guitarrista do festival. Em Janeiro de 2014, a banda foi selecionada para o projeto Converse Rubber Tracks, pela primeira vez no Brasil. A banda gravou uma faixa inédita em um dos mais renomados estúdios do Rio de Janeiro, a Toca do Bandido. A música “Pra Nunca Te Deixar” foi lançada em Maio de 2014 alcançando grande repercussão nas redes sociais.

Lançaram dois álbuns de maneira independente através de financiamento coletivo: "Utopia" (2013) e “Vermelho” (2015). Gravado entre 2009 e 2010 nos estúdios Casa do Mato (RJ) e Estúdio Lly (RJ), o disco contou com a presença de Roberto Lly na produção, mixagem e masterização, além de conter a música "Não Deixe Amanhecer", que foi escolhida como tema da abertura do programa "Rota 51 ICE", apresentado por Bruno de Luca e divulgado pela internet.

Já "Vermelho", foi gravado 2015, no estúdio Cantos do Trilho (RJ), dessa vez produzido pela própria banda em co-produção com Pedro Garcia, também responsável pela gravação e mixagem do trabalho. O CD foi lançado também em 2015 e contou com as participações de Gê Fonseca nos teclados e Lis Vanelle nos vocais adicionais. Realizaram um show de lançamento do álbum no Teatro Popular Oscar Niemeyer, em Niterói-RJ, com a casa praticamente lotada, registrando um dos maiores públicos num show de música autoral neste espaço.

Ainda em 2015, em julho, a banda foi selecionada novamente para participar do WebFestValda, desta vez com uma estrutura muito maior e para uma quantidade maior de pessoas na Fundição Progresso. Novamente a Kapitu se classificou pra final, fazendo 2 shows para quase 6.000 pessoas e tocando ao lado de grandes nomes da música como Pitty, Raimundos, Suricato e Nando Reis.

Em dezembro, o guitarrista Jahba deixou a Kapitu, e a formação mais recente do grupo passou a ser composta pelos músicos Yuri Corbal (guitarra e voz), Eduardo Matos (guitarra), Irlan Guimarães (baixo) e Rafael Marcolino (bateria).



Tags:






Publicado em 0000-00-00

Orígenes
Rafael Vicente
Antonio Parreiras (1860-1937) Leia mais ...
Emanuel Monjardim
Thereza Brunet
Pinto Bandeira (1863-1896) Leia mais ...
Cândida Boechat
Ítalo Campofiorito (1933-2020) Leia mais ...
Anna Letycia Quadros (1929-2018) Leia mais ...