Nasceu em Niterói - RJ, no dia 31 de Maio de 1958. Estudou violino dos 6 aos 12 anos de idade, iniciando com as professoras Ruth Jansen e Rachel Ciuffo; posteriormente, com Alberto Jaffé na PRO-ARTE, na cidade do Rio de Janeiro. Retomando os estudos do violino aos 17 anos, atuou no Grupo Quintal Teatro Infantil na década de 70.

Começou a utilizar o violino em trabalhos de música popular na década de 80, quando participou, juntamente com Bia Bedran, Victor Larica, Paulão Menezes e Ricardo Medeiros, do “Bloco da Palhoça” (grupo musical com pesquisa e inspiração no folclore brasileiro). Formou-se em engenharia mecânica em 1981, mas continuou trabalhando como músico.

Na década de 90 participou do conjunto Camerata Philharmonia como violinista, sob regência da maestrina Nerisa Aldrigh, seguindo seus estudos com Noemi Uzeda e Alexandre Somazz na Escola de Música Villa-Lobos, na cidade do Rio de Janeiro. Em 93, participou, juntamente com o compositor e violonista Gibran Helayel, do programa “Ao vivo entre amigos” da Rádio MEC AM.

Dedicou-se principalmente à música popular utilizando o violino, a rabeca e o bandolim. Além de gravações, participou de shows com a compositora, educadora e artista Bia Bedran, com quem chegou a viajar pelo país apresentando um trabalho dedicado ao público infantil, com 7 CDs lançados. Com Via Negromonte, num trabalho mais pop, misturando MPB e música internacional, apresentou-se em Portugal e Cabo Verde em 2001 e 2002. ?

Fez parte dos seguintes grupos, que apresentam diferentes propostas musicais: “Palha de Milho”, com repertório que traz música de raiz, folclóricas, do próprio grupo e do cancioneiro popular, utilizando instrumentos como a rabeca, o bandolim, a viola caipira, o violão e percussão; “Trio Instrumental”, com violino, violão e percussão apresentando um repertório que mistura MPB, folclore e clássicos internacionais; “Duo Victor Larica / Guilherme Bedran”, viola caipira, violão e voz, violino, rabeca, bandolim e voz, com repertório inspirado no cancioneiro popular, reconhecida e propagada pelo mercado alternativo; “Suzette Drinks”, com repertório selecionado dos Beatles, Stones, Neil Young, Rita Lee, Herbert Viana, entre outros, com um toque acústico do violão de aço, voz, violino e guitarra.

Também desenvolveu trabalho em artes plásticas, realizando exposições e chegando a participar de Salões de Artes Plásticas e de Humor.



Tags:






Publicado em 0000-00-00

Orígenes
Rafael Vicente
Antonio Parreiras (1860-1937) Leia mais ...
Emanuel Monjardim
Thereza Brunet
Pinto Bandeira (1863-1896) Leia mais ...
Cândida Boechat
Ítalo Campofiorito (1933-2020) Leia mais ...
Anna Letycia Quadros (1929-2018) Leia mais ...