Musicista e atriz, Virginia Guimarães van der Linden nasceu em 9 de junho de 1958, no Rio de Janeiro. É graduada em Canto pela UFRJ, na classe da Professora Diva Abalada, e tem mestrado em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense (2005), além de ser formada em Teatro pela Casa de Artes de Laranjeiras – CAL – RJ.

Cursou Flauta Transversa com o professor Celso Wotzenlogel e Flauta Transversa Barroca com Laura Ronai e participou do Curso de Música Espanhola em Santiago de Compostela, Espanha. Trabalhou como Professora de Música no curso de Licenciatura de Dança, na Universidade Cândido Mendes (UCAM) e no curso de Bacharelado em Teatro no Instituto CAL de Arte e Cultura.

Fez parte do Conjunto de Música Antiga da UFF, criado em 1982 – sendo seus integrantes contratados pela Universidade no final de 1984 –, com o objetivo de divulgar a música da Idade Média, com réplicas de instrumentos da época, fazendo uso de instrumentos, partituras e textos de época para recriar a ambiência e sonoridade própria de marcantes períodos da história da música ocidental. No grupo, Virginia participou com os instrumentos flauta transversa, flauta doce, saltério, viela de roda e cromorno, também fazendo parte do coro.

Além de integrar o Conjunto, participou de diversos espetáculos teatrais como musicista e atriz, com vasta experiência na área de Artes com ênfase em Instrumentação Musical, atuando principalmente no estudo de Música Antiga. Atuou na direção musical do espetáculo “Alto Astral”, de Oswald Berry, em 2002, do espetáculo “O Pulgo e o Elefante”, de Tom Pires, em 2016, e do projeto "CAL na Roda - Ciclo de Leituras Dramatizadas", com a leitura de "Hoje é dia de Rock!", texto de José Vicente e direção de Daniel Schenker, também em 2016.

Ainda na área teatral, realizou trabalhos na área de preparação vocal de diversos espetáculos, incluindo a comédia musical "Doce Deleite" (Marília Pêra, 2009) e a peça "Brasileiro, Profissão Esperança - Contos dos Bares" (Antonio de Bonis, 2016). Também chegou a fazer uma participação especial no show “Histórias de Shakespeare”, de André Paes Leme, em 1998.





Tags:






Publicado em 02/06/2015

Orígenes
Rafael Vicente
Antonio Parreiras (1860-1937) Leia mais ...
Emanuel Monjardim
Thereza Brunet
Pinto Bandeira (1863-1896) Leia mais ...
Cândida Boechat
Ítalo Campofiorito (1933-2020) Leia mais ...
Anna Letycia Quadros (1929-2018) Leia mais ...