O cantor, compositor e multi-instrumentista autodidata Rodrigo Rios nasceu em 1986, na cidade de Niterói, onde iniciou sua carreira através de serestas e rodas de samba.

Aos 8 anos de idade iniciou seus estudos tendo como primeiro instrumento musical o teclado e, aos 11 anos, descobriu o cavaquinho, e sua paixão pelo samba floresceu. Aos 17 anos, passou a se dedicar principalmente ao violão, seu maior parceiro e aliado na carreira de músico profissional. É válido ressaltar, ainda, que sua principal assinatura é a voz: com grave timbre, chegou a ser comparada a grandes cantores da música nacional, como Emilio Santiago, João Nogueira e Seu Jorge.

O interesse e aprendizado por instrumentos percussivos foi uma consequência de seu envolvimento com o universo do samba em suas variadas vertentes – samba de partido alto, samba de roda, samba de quadra, samba rock, entre outras variações do gênero. O pandeiro, o surdo, o repique, o tamborim, a cuíca, o agogô, o timbal são alguns de seus instrumentos de domínio.

Autor de mais de 60 músicas, Rodrigo Rios teceu em suas composições melodias que transitam do samba ao soul, atravessando nuances serenas e letras intimistas de poética singular. Um repertório bastante variado e original que é resultado, em grande parte, das vivências e pesquisas desenvolvidas pelo artista no universo musical das culturas populares como as rodas de Jongo, de Maracatu, de Samba de Roda, Folia de Reis e dos Blocos Carnavalescos.

O músico apresentou suas canções viajando pelo país e em apresentações internacionais em festivais pelo continente Africano – no Togo e em Benin, e na Europa – em Voss, na Noruega. Conquistando um público que cresce a cada apresentação, tornou-se uma das personalidades mais originais e inovadoras da nova geração da música popular brasileira.



Tags:






Publicado em 0000-00-00

Orígenes
Rafael Vicente
Antonio Parreiras (1860-1937) Leia mais ...
Emanuel Monjardim
Thereza Brunet
Pinto Bandeira (1863-1896) Leia mais ...
Cândida Boechat
Ítalo Campofiorito (1933-2020) Leia mais ...
Anna Letycia Quadros (1929-2018) Leia mais ...