Leonardo Simões, nascido em 26 de maio de 1964, é um diretor, produtor e crítico teatral niteroiense, que também chegou a atuar como pesquisador de artes cênicas, curador de eventos e presidente do Conselho Municipal de Cultura de Niterói. É formado em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, além de ter trabalhado no Instituto de Letras e no Centro de Artes da Universidade Federal Fluminense – UFF.

Em 1988, deu origem ao “Projeto Livro em Cena” com seu grupo Dois Pontos, radicado em Niterói, onde desenvolveu trabalho contínuo até o ano de 1994. O projeto, que levava à cena alguns livros infantis utilizados nas escolas, com uma linguagem diferenciada da habitual, tinha em seu repertório as peças “O Mistério de Feiurinha” – cuja adaptação, assinada por Leonardo, recebeu uma indicação ao Prêmio Coca-Cola de Teatro, em 1990 – e “Bicho de Sete Cabeças”, ambas a partir de livros do Pedro Bandeira, “Ou Isto ou Aquilo”, baseado no livro de Cecília Meireles, e “Rapunzel”, na linha de revisão dos contos de fadas, entre outras.

No teatro para adultos, se dedicou à experimentação de ambientes não teatrais, como museus e outros espaços culturais. Exemplo disso é “O Encontro de Machado de Assis & Arthur Azevedo”, espetáculo itinerante criado em 1992, cuja remontagem em 2004 resultou em bem sucedidas temporadas no Solar do Jambeiro (em Niterói), além de participar das homenagens pelo centenário de morte de Machado de Assis e Arthur Azevedo, com apresentações da peça na Academia Brasileira de Letras, em 2008.

Em 2011, realizou a Oficina de Dramaturgia – Leituras Em Cena, projeto promovido pelo Departamento Nacional do SESC; no mesmo ano, iniciou o projeto – e, posteriormente, circuito – “Te Conto em Cena”, realizado em conjunto com o Núcleo de Ensino e Pesquisa de Artes Cênicas (NEPAC). O repertório de espetáculos reuniu os seguintes contos de Machado de Assis adaptados em encenações contemporâneas: “A Cartomante”, “Missa do Galo”, “O Espelho”, “O Cônego”, “Ernesto de Tal”, “A Causa Secreta” e “O Enfermeiro”.

Em 2014, adaptou e dirigiu o espetáculo “Um Não Sei Que, Que Nasce Não Sei Onde”, baseado no texto de Maria Jacintha, também realizado pelo NEPAC. Maria Jacintha já se mostrara relevante na formação e carreira artística de Leonardo Simões através da pesquisa realizada para sua tese de Doutorado em Teatro: "Maria Jacintha, a mulher de teatro nos bastidores da cena moderna brasileira", onde evidenciou a importância da artista na estruturação do teatro moderno brasileiro.

De volta ao universo infantil, em 2015 deu origem ao espetáculo "Mário, Mar e o Amor”, que contava com canções da cultura popular e de diversos compositores da MPB. No ano seguinte, foi curador do Festival “Solos em Cena”, que voltou a Niterói depois de um hiato de 10 anos. A mostra de monólogos apresentada no Teatro da UFF, em Icaraí, contou com 16 peças ao todo e trouxe nomes consagrados como Fernanda Montenegro, textos de autores como Lázaro Ramos e participação de atores nascidos em Niterói ou que iniciaram a carreira na cidade.



Tags:






Publicado em 0000-00-00

Orígenes
Rafael Vicente
Antonio Parreiras (1860-1937) Leia mais ...
Emanuel Monjardim
Thereza Brunet
Pinto Bandeira (1863-1896) Leia mais ...
Cândida Boechat
Ítalo Campofiorito (1933-2020) Leia mais ...
Anna Letycia Quadros (1929-2018) Leia mais ...