Ator, diretor, autor e produtor, Anselmo Fernandes nasceu em Niterói no dia 5 de julho de 1970 e, em 1994, formou-se em Psicologia pela Universidade Gama Filho (RJ). É casado desde 1998 com Ana Cristina Lobianco, promotora de eventos da Lobianco Produções & Eventos, empresa que produziu diversas produções teatrais dirigidas e protagonizadas por Anselmo.

Iniciou seu trabalho no Teatro em 1996, com peças infantis como “O Coelho Pitomba”, ”Pinóquio” e ”Os três Porquinhos’. Seu primeiro trabalho envolvendo produção, autoria e direção foi em 2008, com o show “Eu odeio Cassia Eller”. Em 2013, o Solar do Jambeiro recebeu a peça “Sete Contra Um”, de texto e direção de Anselmo, contando no elenco com os atores Adriana Motta, Ricardo Silva, Ivan de Oliveira, Leonardo Victorino, Flavia Pêpe, Cristina Guimarães, Valério Bandeira, além do próprio diretor. O espetáculo obteve grande sucesso de crítica, sendo apresentado também nos anos de 2015 e 2016.

Em 2014, participou do show "Encontro de Machado de Assis e Arthur Azevedo", dirigido por Leonardo Simões e produzido pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa de Artes Cênicas (NEPAC), cujos dois personagens principais foram interpretados por Sérgio di Paula, como Machado de Assis, e Anselmo Fernandes, como Arthur Azevedo.

Ainda pelas realizações da Lobianco Produções, Anselmo atuou no espetáculo “Estórias da Carochinha”, 2013, que retratava várias lendas e parlendas contadas e cantadas do nosso folclore ao som de um violão tocado ao vivo. Também pela Lobianco, voltou a trabalhar, como diretor e intérprete, na comédia “Eu Odeio Cássia Eller”, em 2015, cujo elenco era também composto por Flavia Pepe, Rosangela Andrade e Leonardo Moreira.

Além disso, conta em seu repertório como diretor com o espetáculo “Romeu e Julieta”, 2014, como parte do VI Ciclo de Leitura Dramatizada no Teatro Municipal de Niterói, em comemoração aos 450 anos de William Shakespeare. Na sétima temporada do Ciclo de Leitura Dramatizada, em 2015, dirigiu e realizou a leitura do texto “Confissões de Mulheres de Trinta”, de Domingos de Oliveira, além de ter atuado no texto “O Inspetor Geral”, de Nokolai Gogol, dirigido por Telcy Ruas.

Indo além da sua carreira nos palcos, desde 1997 passou a trabalhar na televisão e, em 2001, passou a lecionar teatro para adultos e adolescentes.




Tags:






Publicado em 0000-00-00

Orígenes
Rafael Vicente
Antonio Parreiras (1860-1937) Leia mais ...
Emanuel Monjardim
Thereza Brunet
Pinto Bandeira (1863-1896) Leia mais ...
Cândida Boechat
Ítalo Campofiorito (1933-2020) Leia mais ...
Anna Letycia Quadros (1929-2018) Leia mais ...